Secretárias de saúde do Ceará e de Fortaleza conhecem de perto os serviços do maior complexo hospitalar do interior paulista e da faculdade referência na formação de profissionais da saúde
A Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) e a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) receberam, nesta sexta-feira, a visita de lideranças da saúde pública nacional, a secretária de Saúde do Estado do Ceará e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Dra. Tânia Mara Coelho, e a secretária Municipal da Saúde de Fortaleza, Dra. Riane Azevedo. As gestoras estiveram acompanhadas pelo secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva.
A comitiva foi recebida pelo diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, e pelo vice-diretor, Dr. Dulcimar Donizeti, além do diretor administrativo do Hospital de Base, Dr. Jorge Fares, e representantes da área assistencial do complexo hospitalar. Na Famerp, as lideranças da saúde se reuniram com o diretor-geral da Famerp, Prof. Dr. Helencar Ignácio, e pelo vice-diretor-geral, Prof. Dr. Aldenis Borim, além de membros da equipe diretiva da instituição.
Durante a visita, os gestores comentaram sobre a estrutura da Funfarme e seus serviços de média e alta complexidade, incluindo o Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade e o Ambulatório de Especialidades. O modelo de gestão, a integração com o ensino e a adoção de práticas humanizadas também foram abordados.
Na Famerp, os diretores expuseram às secretárias as ações desenvolvidas pela faculdade no campo do ensino, da pesquisa e da formação profissional em saúde, com foco nas estratégias de inovação e integração com o SUS.
Durante o encontro, foram discutidas experiências exitosas da instituição no processo de formação médica e multiprofissional, além do papel da Famerp como referência acadêmica no interior do estado de São Paulo.
A presença de autoridades estaduais e nacionais reforça a importância da Funfarme e Famerp como instituições referência em atendimento pelo SUS e modelo de eficiência, inovação e compromisso com a população e centros de excelência voltados à qualificação de profissionais de saúde comprometidos com os desafios do sistema público de saúde.