Folha2

Primeira arquidiocese criada no mundo pelo papa Leão 14 fica em São José do Rio Preto

 

 

Dom Vilar é promovido para ser arcebispo da nova arquidiocese

O papa Leão 14 elevou a diocese de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, à categoria de arquidiocese, desmembrando-a da arquidiocese de Ribeirão Preto. O bispo dom Antônio Emídio Vilar passa a ser arcebispo metropolitano da nova arquidiocese.

É a primeira arquidiocese criada em todo o mundo católico pelo novo papa, desde que ele foi eleito, no último 8 de maio. No mesmo ato, o bispo de São José do Rio Preto foi nomeado como arcebispo da nova arquidiocese.

O anúncio foi feito no último dia 22, deixando católicas de toda a região bastante contentes. O processo para transformação da diocese em arquidiocese foi iniciado em 2010, quando os bispos pediram a criação da arquidiocese. “É uma alegria ver que todo o processo, que estava sendo encaminhado pelo papa Francisco, agora se concretiza com o papa Leão 14”, afirmou dom Vilar.

A missão de instalação oficial da nova arquidiocese estará marcada para o dia 9 de julho, na Catedral de São José, em São José do Rio Preto. Mas disso, no dia 29 de junho, dom Vilar, em cerimônia no Vaticano, vai receber das mãos do papa Leão14 o pálio, uma vestimenta litúrgica composta de um bastão e uma manta de lã usada na Igreja Católica para simbolizar o pastor que carrega as ovelhas sobre os ombros. Será o primeiro encontro do nomeado com o novo pontífice. A vestimenta e o cajado serão usados pela primeira vez durante a missa da instalação da arquidiocese.

A nova arquidiocese, além de São José do Rio Preto, que deverá também ter nomeado um novo bispo, passará a ter atribuição sobre as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.

Dom Vilar nasceu em São Sebastião do Paraiso, morou em Batatais e foi bispo em São João da Boa Vista e São José do Rio Preto

 Novo arcebispo

 Dom Antônio Emídio Vilar responde pela diocese de Rio Preto desde a renúncia de dom Tomé Ferreira da Silva em 18 de agosto de 2010, após se ver envolvido em escândalo pornográfico que tomou dimensões nacionais. Dom Vilar nasceu em 1957 em Guardinha, distrito de São Sebastião de Paraíso (MG). Ainda recém-nascido, a família se mudou para Batatais. E antes dele ser nomeado padre, em 1986, cursou Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma.

Em 2008, dom Vilar foi nomeado bispo de São Luiz de Cáceres (MT) e, em 2016, tomou posse como bispo de São João da Boa Vista. A partir de um período de vacância na diocese de Rio Preto, ele tomou posse como bispo a partir de janeiro de 2022. A diocese local foi criada em 1919 pelo Papa Pio 11.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a elevação da diocese de São José do Rio Preto à condição de arquidiocese. “Que a elevação da nova arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora”, afirmou o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2