Folha2

Prefeito de Rio Preto avança nas tratativas para instalação da UFSCAR em Rio Preto

 

A reitora da USFCAR, Ana Beatriz de Oliveira, durante reunião com o prefeito Fábio Cândido

O prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Cândido, recebeu nesta segunda-feira (26), no gabinete, a equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) para a última reunião de alinhamento técnico antes da instalação de um campus da instituição no município.

 Durante o encontro, a reitora da UFSCAR, professora Ana Beatriz de Oliveira, informou que o processo de escuta junto à comunidade foi concluído com sucesso. A partir da avaliação técnica realizada, foram identificadas três frentes prioritárias de cursos: Artes Cênicas, Produção Cultural e Arquitetura e Urbanismo, com potencial para expansão futura.

 Pensando nesse crescimento, o assessor especial da UFSCAR, professor Danilo Giroldo, sugeriu que o espaço do complexo da Swift pode ser um local adequado para abrigar os núcleos de expansão, especialmente o voltado à Produção Cultural. A proposta será analisada pela Prefeitura sob o aspecto jurídico e urbanístico para avaliação dos trâmites legais.

 Durante a reunião, o prefeito Fábio Candido anunciou ainda que o governo municipal pretende transformar a margem esquerda da represa municipal em um "Porto Madero" rio-pretense. A proposta faz parte do projeto de retrofit urbano e prevê uma requalificação completa da área.

A reitora Ana Beatriz destacou também que, com o número de professores previsto pela administração municipal, será possível atender não apenas os cursos inicialmente propostos, mas também outros projetos acadêmicos de médio e longo prazo.

 Participaram da reunião a reitora Ana Beatriz de Oliveira, o professor Danilo Giroldo, assessor especial da UFSCAR, e o assessor institucional Rogério Lorenzo. Pelo município, estiveram presentes o secretário de Planejamento Estratégico, Coronel Mauro Alves Júnior.

 O diálogo com a UFSCAR reforça o compromisso da gestão municipal com a educação pública de excelência e o desenvolvimento sustentável da cidade. A previsão é que a primeira turma do novo campus seja aberta em 2026.

.

Após o término da reunião, a reitora e o prefeito, mais assessores, possam para fotografias

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2