Folha2

Sindicato dos Bancários protesta contra fechamento de agências e de postos de trabalho


Diretores do Sindicato dos Bancários fazem protesto defronte a agência do Santander em Rio Preto


Nos últimos anos, o setor bancário brasileiro tem passado por transformações significativas, com destaque para as mudanças implementadas pelo Santander. Este banco, que atende mais de 69,2 milhões de clientes em todo o país, segundo dados do Banco Central, tem adotado novas estratégias para se adaptar às demandas do mercado. Em 2024, o Santander registrou um lucro líquido gerencial de R$ 10 bilhões nos primeiros nove meses, representando um crescimento de 40,5% em relação ao mesmo período de 2023.

Apesar dos resultados financeiros positivos, o Santander tem enfrentado críticas devido ao fechamento de agências. De acordo com o Sindicato dos Bancários, o número de agências caiu de 2.537 para 2.459 em um ano, uma redução de 78 unidades. Essa mudança faz parte de uma estratégia de reestruturação que prioriza canais digitais, o que tem gerado preocupações sobre a qualidade do atendimento ao cliente.

Em agosto do ano passado o Santander fechou a sua agência central, a mais antiga de São José do Rio Preto, após 50 anos do prédio de 12 mil metros quadrados, que pertencia ao antigo Banespa, ter sido inaugurado. Nesta semana está sendo fechada a agência do Santander em Monte Aprazível e há rumores de que o banco pretende fechar mais 500 agências em todo o país.

Diretores do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto realizam protesto nesta quinta-feira (17) defronte a agência central do Bradesco contra o fechamento das agências e contra a terceirização dos serviços bancários. O fechamento de agências vem ocorrendo com vários bancos. Outras instituições financeiras como Bradesco e Itaú, também estão reforçando seus canais virtuais e fechando agências físicas. 

O Bradesco que nos últimos dois anos fechou seis agências na cidade já anunciou que a partir da próxima semana a unidade de Bady Bassitt também será fechada. As contas dos clientes dessa agência serão migradas para agência 23, na área central.

O presidente do Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto, Júlio César Grochovski, enfatiza que a redução de postos de trabalho e o fechamento de agências afetam tanto clientes como funcionários. Os bancos estão priorizando o atendimento digital e isso prejudica principalmente os idosos que não tem tanta habilidade para utilizar os canais digitais. O atendimento digital pode deixar uma parcela significativa da população sem acesso ao atendimento presencial.

Leia também:

Santander fecha a agência mais antiga de São José do Preto, clique aqui para ler esta matéria

Mobilização chamou a atenção dos clientes que foram na agência 

Com caixas de som e microfone os dirigentes sindicais falaram a favor dos empregados e dos clientes

Santander fecha agências para priorizar atendimento pelos canais digitais


Dois atores trajados com fantasias de "morte" participaram das atividades, simbolizando o fechamento das agências do Santander











Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2