Folha2

Sindicato dos Bancários protesta contra fechamento de agências

Diretores do Sindicato dos Bancários protestam contra fechamento de agências
 

O Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto, historicamente conhecido por promover mobilizações que incluíam o fechamento de agências ou a postergação do horário de atendimento como forma de reivindicar melhores salários e condições de trabalho, agora se vê do outro lado da pauta: protestando contra o fechamento das unidades bancárias.

Nos últimos cinco anos o Bradesco fechou quase 2 mil agências em todo o país. Somente em São José do Rio Preto foram fechadas seis agências nos últimos dois anos, acendendo um sinal de alerta não só para os trabalhadores, mas também para a população que depende do atendimento presencial, especialmente os idosos e pessoas com menos acesso à internet.

A mudança de postura do sindicato reflete um novo cenário no setor bancário, marcado pela digitalização dos serviços e a consequente redução de agências físicas. Embora os serviços digitais reduzam custos para os bancos, afeta diretamente empregos e o atendimento à população. Segundo o Sindicato dos Bancários, nos últimos 12 meses o Bradesco fechou 329 agências e 734 postos de atendimento.

De acordo com Júlio César Grochovski, presidente do sindicato, o fechamento de agências traz como consequência i atendimento piorado para os clientes e o adoecimento dos bancários devido ao acumulo de serviços, falta de funcionários e cobranças para o cumprimento de metas. “Lutamos pelo fim das demissões, pela não centralização dos serviços bancários e pela reabertura das agências fechadas, além de mais segurança nas unidades de negócio”.

O sindicato luta para preservar os postos de trabalho e garantir que o atendimento presencial continue sendo uma opção acessível à comunidade. A ironia não passa despercebida: quem antes lutava para parar as agências em nome dos direitos dos trabalhadores, agora se mobiliza para que elas permaneçam abertas e pelos mesmos direitos.

Nesta segunda-feira, dia 7, diretores do Sindicato dos Bancários se postaram diante da porta da principal agência do Bradesco em São José do Rio Preto, a de número 23, que fica ao lado do Fórum, para protestarem contra o fechamento das agências e postos de atendimento. Segundo informações do balanço, divulgado pelo próprio banco, o Bradesco teve lucro de R$ 19,6 bilhões em 2024. “O fechamento de agências é bom para o banco, ruim para os bancários e péssimo para os clientes”, afirma o vice-presidente do sindicato, Hilário Ruiz.

.

Hilário Ruiz, vice-presidente do Sindicato, discursa lembrando que o protesto se realiza no Dia Nacional do Jornalista, parabenizando a classe da comunicação

Júlio César, presidente do Sindicato dos Bancários, explica aos clientes a razão do protesto na porta da agência principal do Bradesco em São José do Rio Preto

Diretores do Sindicato entregam panfletos com carta aberta aos clientes do banco


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2