Folha2

SX4, o compacto super valente e confortável da Suzuki

 

SX4, o pequeno robusto da Suzuki, que enfrenta a lama e o asfalto com precisão

O Suzuki SX4 é um carro crossover compacto desenvolvido pelas fabricantes Suzuki e Fiat desde 2006. Foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 2006 e logo se popularizou no Japão, no mercado europeu, Austrália, América do Norte e também, lógico, no Brasil. O modelo foi projetado por Giorgetto Giugiaro, um designer italiano responsável pelo desenho de mais de 200 modelos de série famosos, incluindo o VW Passat, Golf, Fiat Uno, Fiat Punto, dentre muitos outros.

O SX4 da Suzuki é um hatch altinho que até poderia ser confundido com um desses carros “off-road leves” que infestam as ruas. A diferença é que ele é um super dotado com tração 4x4 de verdade, com direito a distribuição automática da tração e um bloqueio do diferencial traseiro. O porte um pouco mais jipeiro deve-se ao fato de que o SX4 tem 1,58 metro de altura e 1,75 cm de vão livre do solo. Tem 4,13 metros de comprimento e 1,73 metro de largura, com 2,50 metros de entre-eixos em um visual bem comportado e harmonioso que o caracteriza como uma minivan.

 A tração do SX4 é dianteira, mas através de um pequeno interruptor no console central do carro é possível acionar a tração nas quatro rodas com distribuição automática, fazendo com que ele trafegue, sem quaisquer dificuldades, por estradas com lama e muito barro. Na parte de segurança tem airbag duplo frontal e freios a disco com ABS e EBD. No quesito conforto possui ar-condicionado que funciona super bem, gelando todo o ambiente interno quando ligado. Também possui direção elétrica, vidros elétricos e computador de bordo, com regulagens de altura dos bancos e do volante. Possui rodas de liga leve, aro 16, abertura interna da tampa do reservatório de combustível e rádio/CD/MP3 com comandos no volante em couro.

O SX4 tem tração nas quatros rodas e é super econômico para rodar na cidade

 Conforto ao dirigir o SX4

A tradição da Suzuki em veículos off-road se impõe no SX4. Com um leve jeito de jipinho e tração 4x4, o hatch compacto se comporta bem não só no asfalto, como na terra. Em trecho enlameados e com buracos o carro, num teste para a Revista Quatro Rodas, mostrou que é valente de verdade.

Com a tração 4x4, o SX4 exibiu força e disposição para encarar desafios. Mostrou flexibilidade para copiar as ondulações dos terrenos.

O propulsor, segundo o teste feito pela revista, mostrou responder bem às investidas no pedal do acelerador e, com isso, o desempenho no asfalto é ainda mais competente. Nas retas, a estabilidade é boa e nas curvas ele parece grudar ao chão. Em geral, ele transmite bastante segurança para quem está dirigindo. O câmbio tem cursos curtos e engates precisos. A direção elétrica facilita as manobras.

O espaço interno está de acordo com os compactos do mercado, com vão limitado para pernas, mas com um vão generosa para a cabeça, que aumenta a sensação de amplitude dentro do veículo. Em matéria de acabamento, o SX4 aparente simplicidade e até certa rusticidade, mas com encaixes perfeitos para levar garrafas de água e refrigerantes nas laterais das portas, que fecham com precisão e sem muito esforços.

 História

 A Suzuki é uma empresa japonesa de renome internacional, fabricante de automóveis e motocicletas. A história da Suzuki começa em 1909 em uma pequena vila no litoral japonês. Foi lá que Michio Suzuki (1887-1982) fundou a Suzuki Loom Works, uma empresa que inicialmente fabricava enormes máquinas para as tecelagens da indústria da seda. Em 1955 lançou seu primeiro carro, o Suzuligth. Mas antes disso a empresa já se dedicava na produção de motocicletas desde 1937.

A Suzuki chegou a produzir em massa pequenos carros, tipo jeeps, que foram utilizados pelo Japão na Segunda Guerra Mundial.

O maior desenvolvimento da marca se deu na década de 1970, com o lançamento do pequeno jipe Jimmy, que passaram a ser exportados para o mundo todo.

Em 1981, a Suzuki fez um acordo com a General Motors, dos Estados Unidos, para ter capacidade para enfrentar a crescente procura pelos carros pequenos. Assim ajuda da Suzuki, a General Motors lançou a Chevrolet Sprint, que no Japão chamava-se Suzuki Cultus.

 A Suzuki passou a ser uma marca de sucesso no mercado norte-americano depois da boa reputação que ela já tinha alcançado no Japão. E vários modelos foram lançados como o Samurai, o Swift GT, os jipes Vitara e Jimmy, assim como os ligeiros Ignis, Liana e Wagon. A Suzuki também ganhou fãs no Brasil e aumentou suas vendas aos brasileiros.

No Brasil, a Suzuki é representada pelo grupo HPE, que tem uma linha de montagem em Catalão (GO), onde o utilitário Jmmy, assim como outros modelos, são montados com as pelas que vem do Japão. .

A marca sempre andou de mãos dadas com parceiros estrangeiros. A GM foi o último deles, mas saiu da parceria no final do ano passado. Agora, a Suzuki, que também já esteve com a Fiat, ganha um novo e importante parceiro: a Volkswagen, que acaba de anunciar que pagará US$ 2,5 bilhões por cerca de 20% da empresa.

Pouca manutenção

 E a melhor notícia é que no caso do SX4 da Suzuki se exige pouca manutenção e qualquer mecânico pode mexer sem problemas no veículo para realizar pequenos reparos. Ou seja, o modelo quase não dá problemas e quando dá são coisas simples e fáceis de resolver.

O comerciante José Carlos Alves de Morais, de Sâo Paulo, afirmou que nunca teve problemas com o carro e que está muito satisfeito, principalmente por causa da economia de combustíveis.

Para Ademir Santana, o SW4 da Suzuki é só elogios. “É confiável, confortável, econômico, durável, barato de manter e com uma tecnologia que sós carros japoneses possuem”, completa Ademir.

João Teodoro afirma que o melhor desse modelo é a economia que ele faz na cidade. “Faz dez anos que sou dono de um modelo desse aí e não troco o meu carro, de jeito nenhum, por nenhum outro”, afirma. “Esse carro faz tranquilamente mais de 10 quilômetro por litro de gasolina, rodando dentro da cidade. Que outro carro que faz isso dentro da cidade?”, pergunta.

O SX4 é um carro que quem tem não quer vender devido ao conforto e segurança
Modelo SW4 da Suzuki durante teste para a Revista Quatro Rodas

Conforto e segurança são os principais itens do modelo SW4 da Suzuki

O espaço interno é bastante generoso e possui porta-treco nas laterais das portas


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2