![]() |
SX4, o pequeno robusto da Suzuki, que enfrenta a lama e o asfalto com precisão |
O Suzuki SX4 é um carro crossover compacto
desenvolvido pelas fabricantes Suzuki e Fiat desde 2006. Foi apresentado no
Salão do Automóvel de Genebra em 2006 e logo se popularizou no Japão, no
mercado europeu, Austrália, América do Norte e também, lógico, no Brasil. O
modelo foi projetado por Giorgetto Giugiaro, um designer italiano responsável pelo
desenho de mais de 200 modelos de série famosos, incluindo o VW Passat, Golf,
Fiat Uno, Fiat Punto, dentre muitos outros.
O SX4 da Suzuki é um hatch altinho que até poderia
ser confundido com um desses carros “off-road leves” que infestam as ruas. A
diferença é que ele é um super dotado com tração 4x4 de verdade, com direito a
distribuição automática da tração e um bloqueio do diferencial traseiro. O
porte um pouco mais jipeiro deve-se ao fato de que o SX4 tem 1,58 metro de
altura e 1,75 cm de vão livre do solo. Tem 4,13 metros de comprimento e 1,73
metro de largura, com 2,50 metros de entre-eixos em um visual bem comportado e
harmonioso que o caracteriza como uma minivan.
![]() |
O SX4 tem tração nas quatros rodas e é super econômico para rodar na cidade |
A tradição da Suzuki em veículos off-road se impõe
no SX4. Com um leve jeito de jipinho e tração 4x4, o hatch compacto se comporta
bem não só no asfalto, como na terra. Em trecho enlameados e com buracos o carro,
num teste para a Revista Quatro Rodas, mostrou que é valente de verdade.
Com a tração 4x4, o SX4 exibiu força e disposição
para encarar desafios. Mostrou flexibilidade para copiar as ondulações dos
terrenos.
O propulsor, segundo o teste feito pela revista,
mostrou responder bem às investidas no pedal do acelerador e, com isso, o
desempenho no asfalto é ainda mais competente. Nas retas, a estabilidade é boa e
nas curvas ele parece grudar ao chão. Em geral, ele transmite bastante
segurança para quem está dirigindo. O câmbio tem cursos curtos e engates
precisos. A direção elétrica facilita as manobras.
O espaço interno está de acordo com os compactos
do mercado, com vão limitado para pernas, mas com um vão generosa para a cabeça,
que aumenta a sensação de amplitude dentro do veículo. Em matéria de
acabamento, o SX4 aparente simplicidade e até certa rusticidade, mas com encaixes
perfeitos para levar garrafas de água e refrigerantes nas laterais das portas,
que fecham com precisão e sem muito esforços.
A Suzuki chegou a produzir em massa pequenos
carros, tipo jeeps, que foram utilizados pelo Japão na Segunda Guerra Mundial.
O maior desenvolvimento da marca se deu na década
de 1970, com o lançamento do pequeno jipe Jimmy, que passaram a ser exportados
para o mundo todo.
Em 1981, a Suzuki fez um acordo com a General
Motors, dos Estados Unidos, para ter capacidade para enfrentar a crescente
procura pelos carros pequenos. Assim ajuda da Suzuki, a General Motors lançou a
Chevrolet Sprint, que no Japão chamava-se Suzuki Cultus.
No Brasil, a Suzuki é representada pelo grupo HPE,
que tem uma linha de montagem em Catalão (GO), onde o utilitário Jmmy, assim
como outros modelos, são montados com as pelas que vem do Japão. .
A marca sempre andou de mãos dadas com parceiros estrangeiros. A GM foi o último deles, mas saiu da parceria no final do ano passado. Agora, a Suzuki, que também já esteve com a Fiat, ganha um novo e importante parceiro: a Volkswagen, que acaba de anunciar que pagará US$ 2,5 bilhões por cerca de 20% da empresa.
Pouca manutenção
O comerciante José Carlos Alves de Morais, de Sâo
Paulo, afirmou que nunca teve problemas com o carro e que está muito
satisfeito, principalmente por causa da economia de combustíveis.
Para Ademir Santana, o SW4 da Suzuki é só elogios.
“É confiável, confortável, econômico, durável, barato de manter e com uma
tecnologia que sós carros japoneses possuem”, completa Ademir.
João Teodoro afirma que o melhor desse modelo é a
economia que ele faz na cidade. “Faz dez anos que sou dono de um modelo desse aí
e não troco o meu carro, de jeito nenhum, por nenhum outro”, afirma. “Esse
carro faz tranquilamente mais de 10 quilômetro por litro de gasolina, rodando
dentro da cidade. Que outro carro que faz isso dentro da cidade?”, pergunta.
![]() |
O SX4 é um carro que quem tem não quer vender devido ao conforto e segurança |
![]() |
Modelo SW4 da Suzuki durante teste para a Revista Quatro Rodas |
![]() |
Conforto e segurança são os principais itens do modelo SW4 da Suzuki |
![]() |
O espaço interno é bastante generoso e possui porta-treco nas laterais das portas |