Folha2

Rotary promove encontro pela paz com líderes de seis religiões em Rio Preto

 

Líderes das seis principais religiões estarão reunidos em Rio Preto para discutir a paz

O Rotary Clube São José do Rio Preto - Alvorada, em parceria com o Instituto Federal de São José do Rio Preto, promove, na próxima segunda-feira (24), às 19h, o 1º Círculo de Cultura de Paz. A reunião de líderes de diferentes religiões em um ambiente de paz e compreensão tem um grande valor simbólico e prático. Num mundo marcado por divisões, conflitos e intolerância religiosa, o Círculo de Cultura da Paz propõe uma alternativa baseada no entendimento e na busca por um terreno comum.

Segundo o empresário João Passos Nogueira Filho, presidente do Instituto de Liderança Rotária, que será, junto com o professor Márcio Furini, do Instituto Federal, mediador dos debates, já estão confirmadas as participações dos seguintes debatedores: André Longo (ex-presidente do Rotary Alvorada), Ingrid Grid (representante dos Budistas), padre Leonildo Perini (Paróquia Menino Jesus de Praga), Agnaldo Vasconcelos (Centro Espírita Francisco de Assis), pastor Cleiton Marçal (1º Igreja Presbiteriana Independente), Girad Sammour (Presidente da Associação Nacional de Juristas Islâmicos, da Mesquita de Barretos) e Denise Maria Ferreira (Casa José Cândido da Silva, da Umbanda).

 No centro dessa discussão está o reconhecimento de que, apesar das diferenças doutrinárias, todas as religiões conjuntas podem atuar para a manutenção da paz no mundo. O formato do Círculo permite que cada líder religioso compartilhe sua visão de mundo, sua fé e suas preocupações, ao mesmo tempo que escuta e respeita os pontos de vista dos outros. Este ambiente de diálogo aberto é crucial para o desenvolvimento de uma cultura de paz que transcende fronteiras culturais, políticas e sociais. A prática do respeito à diversidade religiosa se fortalece quando esses líderes se reúnem não para defender suas opiniões como superiores, mas para entender e promover o bem comum e ensejando sempre pela manutenção da paz.

Lions também apregoa a paz

 Assim como o Rotary o Lions Clube Internacional também apregoa a paz no mundo. O ex-governador Antônio Domingos Andriani escreveu recentemente cobrando dos líderes da sua instituição manifestações públicas a favor da paz mundial. “O mundo está vivendo uma conflagração de violência que coloca uma névoa de incertezas à nossa frente”, afirmou Andriani.

 “Atrocidades são cometidas cotidianamente sem pensar na vida de inocentes, principal crianças, mulheres e idosos. Um verdadeiro império da insanidade”, pontua Andriani. “E o pior: fazem tudo em nome de Deus, como se este Ser Supremo desse o aval para as atrocidades”.

.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2