Folha2

Docentes da Famerp prestam homenagem ao Prof. Dr. Dioclécio Campos Júnior


Médicos ex-alunos do Prof. Dr. Dioclécio Campos Júnior prestaram uma homenagem a seu mestre, falecido no último dia 27 de dezembro, em Brasília, aos 81 anos. Após um mês de sua morte, o grupo esteve presente na Missa da Saudade, celebrada pelo Padre Jarbas Brandini, na Igreja Redentora, em Rio Preto.

Natural de Uberaba, se formou pela Faculdade de Medicina do Triângulo, em 1966. Em 1971, concluiu seu mestrado em Pediatria e, em 1992, tornou-se doutor em Pediatria, ambos pela Université Libre Bruxelles  (ULB), na Bélgica. Voltou para o Brasil, onde foi onde foi professor e diretor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Além disso, foi responsável por elaborar o anteprojeto de lei para ampliação da licença-maternidade por seis meses nas empresas que aderissem ao Programa Empresa Cidadã, o qual foi aprovado no Congresso Nacional em 2008.

“A Missa da Saudade é o momento de lembrar daqueles que partiram e expressar nossa gratidão por tudo que eles nos ensinaram. E o Prof. Dr. Dioclécio muito nos ensinou quando foi nosso professor, na Famerp. Ele foi chefe do Departamento de Pediatria, docente da Graduação de Medicina e da Residência em Pediatria e também diretor da Famerp, formando várias turmas. Ele deixou um legado que irá perdurar por gerações”, afirmou a Prof. Dra. Maria Lúcia Salomão, docente da Famerp e uma das organizadoras da homenagem. 

O Diretor Geral da Famerp, Prof. Dr. Francisco de Assis Cury, disse que Dr. Dioclécio teve papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento da instituição, sempre buscando a excelência acadêmica e o aprimoramento da educação médica. “Além de sua competência profissional, era admirado por sua ética, humanidade e sensibilidade, qualidades que marcaram sua trajetória como educador e líder”, afirmou. “A contribuição do Dr. Dioclécio para a Famerp e para a medicina será eternamente lembrada. Portanto, a Famerp continuará a honrar seu legado, perpetuando os valores e ensinamentos que ele tanto prezou”, destacou.

Quem concorda é o Prof. Dr. João Batista Salomão Júnior, chefe do Serviço de Pneumologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto. “Com os corações cheios de tristeza, em nossas mentes afloraram as boas lembranças da graduação em medicina e a nossa formação em Pediatria com o grande professor, que foi a nossa referência e o nosso grande exemplo em medicina e no cuidado com as crianças na Pediatria”, disse. “Dr Dioclécio se preocupou em encaminhar cada um de seus alunos para instituições de ensino e serviço de grande reconhecimento, para completarmos a nossa formação e retornarmos à Famerp para contribuir na formação do nosso  Departamento de Pediatria”, ressaltou. 

Ao longo de sua carreira, coordenou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC), do Ministério da Saúde, entre os anos 1985 e 1987, e foi presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) entre os anos 2004 e 2010. A dedicação à pediatria o rendeu diversas honrarias e prêmios, como a Medalha do Mérito de Santos Dumont (1994), do Governo de Minas Gerais, e o Prêmio Saúde Brasil (2009), da Associação Médica de Brasília, entre outros. Dr. Dioclécio foi sepultado no cemitério São João Batista, em Uberaba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2