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Modelo Song Plus da BYD é um veículo super econômico e que caiu na graça dos brasileiros |
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2
Quando se fala em carro elétrico no Brasil, a marca chinesa BYD se tornou referência. A fabricante caiu no gosto do consumidor brasileiro ao trazer vários modelos, entre eles o Dolphin e o Song Plus com preços bastante acessíveis se comparado com os valores dos concorrentes. A BYD alcançou um crescimento recorde no Brasil em 2024, com 76.713 carros elétricos e híbridos plug-in emplacados ao longo do ano, um aumento impressionante de 327,68% em relação a 2023. Foram, em 2024, uma média de 208 carros vendidos por dia.
A estratégia de preços baixos deu certo e as vendas da BYD dispararam. O problema é que o pós-venda aparentemente não acompanhou a toada da equipe de marketing. O que não faltam são reclamações no portal Reclame Aqui e no Procon.
As reclamações em sua maioria se referem a mau atendimento, assim como atrasos nas entregas e falta de peças de reposição ou de acessórios como os carregadores portáteis ou dos chamados wallbox, que é uma unidade de carregamento que fornece energia a uma taxa mais alta que as tomadas normais.
A diferença importante entre carros elétricos e carros normais é onde eles são abastecidos ou, nesses casos, recarregados. Enquanto os veículos normais com motor de combustão interna precisam visitar um posto de combustíveis, a maioria dos veículos elétricos é abastecida em casa, em uma tomada ou wallbox.
O único problema com o carregamento doméstico, direto no plugue de 3 pinos, é que pode demorar muito tempo, já que consome energia de uma corrente elétrica de no máximo 3kW (3 kilowattis por hora). De fato carregar um veículo elétrico numa tomada comum pode levar horas e horas ou até dias inteiros. A solução é montar uma estação de carregamento chamada de wallbox.
Wallbox e carregadores demoraram para chegar
Para acelerar o processo, os chineses inventaram o wallbox, que muitos proprietários desses novos carros estão preferindo e investindo em uma unidade de carregamento em sua própria casa. O wallbox aumenta consideravelmente a velocidade de carregamento. O que poderia demorar entre 8 a 10 horas, se faz em menos de 1 hora de carregamento. Tanto é que muitas redes de supermercado investiram pesado nessa tecnologia, deixando espaço em seus estacionamentos para duas ou três vagas de wallbox. Assim enquanto seus clientes fazem as compras, podem deixar seus veículos sendo carregados gratuitamente no wallbox.
O administrador de empresas Roberto Gonzales adquiriu em outubro do ano passado um modelo hibrido da BYD, um carro que custou R$ 189 mil e que pode ser comparado ao novo Corola hibrido da Toyota, mas que custa, no mínimo, R$ 270 mil. Quando Gonzales adquiriu o carro pagou R$ 5 mil a mais para que viesse acompanhado de uma estação de wallbox. Acontece que depois de inúmeras tentativas esse equipamento nunca que chegava para ser entregue. Ele preparou, no prédio onde reside, todo o sistema elétrico adaptado para o recebimento do equipamento.
Nesta semana ele resolveu procurar a Imprensa para reclamar do problema. A reportagem da Folha2 tentou, por telefone, contato, sem sucesso, com a concessionária. E verificou que havia 1042 reclamações contra a empresa BYD no site Reclame Aqui. Segundo o site, 99% das reclamações recebidas foram respondidas pela empresa e a nota média dos consumidores em relação ao atendimento foi de 6,26. E um total de 68% dos consumidores avaliados disseram que voltariam a fazer negócios com a BYD. Gonzales teve sorte, pois no mesmo dia em que procurou a reportagem da Folha2, a concessionária informou a ele que o seu wallbox já estava disponível para retirada na agência da BYD.
Em nota, postada no site do Reclame Aqui, a representante de uma das concessionárias da BYD no Brasil, Elaine Mendes, informou que os carregadores e os wallbox já estavam sendo transportados para as concessionárias e pedia desculpas pelos transtornos ocasionados aos clientes.
Carro é super econômico
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O BYD Song Plus é um modelo hibrido super econômico no consumo de combustíveis |
João Nelson tem casa na praia, na cidade de Antonina, e desce e sobe quase toda semana a serra da Graciosa. “O carro tem um desempenho fantástico na estrada”, avalia. “Vai fazer quase um mês que estamos usando e andando bastante e agora nem precisei parar no posto para abastecer e o marcador da bateria mostra que ela está sempre com 100% carregada porque o carro se recarrega sozinho, principalmente quando está na estrada”.
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Lenir e João Nelson, com as chaves nas mãos do seu novo carro zero quilômetro |