Folha2

Pedro Juan Caballero comemora 125 anos neste domingo

 

Uma avenida faz a divida entre as duas cidades e os dois países (Brasil e Paraguai) em Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero

 

A cidade de Pedro Juan Cabalerro, no Paraguai, completa neste domingo 125 anos de emancipação política. Está localizado a 452 quilômetros de Assunção, a capital paraguaia, e faz divisa, separada apenas por uma avenida, da cidade brasileira de Ponta Porã (MS). Pedro Juan Caballero possui 115 mil habitantes e Ponta Porã, 95 mil moradores.

Seu nome homenageia um dos líderes da independência do Paraguai, o capitão Pedro Juan Caballero. Pouco se sabe sobre a vida de Pedro Juan Caballero. Os livros de história retratam ele como um dos mártires do Paraguai, tendo participado da Revolução de Maio, ocorrida em 1810, e que foi uma das primeiras e mais bem sucedidas revoluções no processo para libertação das colônias da Espanha na América do Sul.

 Caballero era o mais jovem entre os integrantes daquela revolução e lutou bravamente para que o Paraguai fosse proclamado independente em 1811. José Gaspar Rodriguez de Francia se autoproclamou ditador e governou até 1840, mantendo o país isolado e separado dos países vizinhos. Caballero participou da conspiração de 1820 contra o governo de Francia. Foi preso e se suicidou na cadeia, escrevendo, com seu próprio sangue, antes de morrer: “O suicídio atenta contra a Lei de Deus e dos homens, entretanto a sede de sangue do tirano da minha pátria não se aplicará com o meu”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2