![]() |
O professor de educação física Cássio Gonçalves orienta deficientes visuais no uso dos equipamentos |
Em um gesto de solidariedade e inclusão, uma importante doação de equipamentos para a academia de ginástica e esportes voltada para deficientes visuais foi realizada pelo Instituto Viva Cidadania ao Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores. Com o objetivo de promover a prática esportiva e o bem-estar físico e mental de pessoas com deficiência visual, a doação foi muito bem recebida na instituição que atende 280 deficientes visuais, de 2 a 98 anos, de 102 cidades da região de São José do Rio Preto.
O Instituto Viva Cidadania é um braço da ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) que desde 1993, quando lançou o programa “Brasil Sem Fome” tem ajudado e apoiado, por meio de parcerias, centenas de entidades filantrópicas. Os funcionários do Banco do Brasil criaram cerca de 2.400 comitês de apoio à campanha idealizada na época pelo sociólogo Hebert de Souza, irmão do cartunista Henfil. Por mais de 30 anos, a ANABB realizou diversas ações relacionadas à promoção social e ao voluntariado. Todos os anos são entregues, na época do Natal, mais de 7,5 mil cestas de alimentos à instituições que prestam assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.
Fundado há 75 anos, o Instituto dos Cegos é referência internacional no atendimento às pessoas com deficiência visual. Fundado em setembro de 1948 o instituto esteve muitos anos sob a direção do Lions Clube Internacional e há 58 anos está sob o comando das lojas maçônicas de São José do Rio Preto.
Academia para a prática esportiva
![]() |
Cerca de 30 alunos fazem uso diariamente das atividades da academia esportiva no Instituto dos Cegos |
Os novos equipamentos, cuidadosamente selecionados, adquiridos pelo instituto com os recursos do Instituto Viva Cidadania da ANABB, incluem aparelhos de musculação adaptados, como bicicletas ergométricas e esteiras com sinalizações táteis e sonoras, elípticos, remadores, estações de musculação, além de bolas com guias sonoros para facilitar o treinamento e prática desses esportes. A infraestrutura da academia foi aprimorada com pisos apropriados, barras de apoio e corredores livres de obstáculos, garantindo maior mobilidade e independência aos praticantes.
Ao todo o Instituto Viva Cidadania da ANABB destinou R$ 50 mil para a nova academia do Instituto dos Cegos. Tudo começou em 2023 com uma visita, na sede da ANABB, em Brasília, feita pelo jornalista Nelson Gonçalves, do Lions Clube Centro de São José do Rio Preto, à diretora de projetos Graça Machado, que informou que a instituição tinha doado até aquele ano mais de R$ 7,9 milhões para 145 projetos sociais, ajudando mais de 35 mil pessoas beneficiadas. Tudo com recursos a fundo perdido, destinado às entidades que promovessem o bem-estar de pessoas necessitadas.
Em São José do Rio Preto foi acionado o coordenador regional da ANABB, José Roberto Queijo, que juntamente com os associados Antônio Carlos Vessani, Divina Santana Muniz Garcia e Ivair Ferreira de Souza, não mediram esforços para se debruçarem sobre o projeto para a viabilização dos recursos. O dinheiro chegou, os equipamentos foram adquiridos e a academia para a prática de esportes está hoje em pleno funcionamento no Instituto dos Cegos. Entre os atletas que fazem uso do equipamento tem vários medalhistas nas competições esportivas estaduais e nacionais.
O professor Cássio Gonçalves, que há 12 anos atua como instrutor de judô de outras atividades físicas no Instituto dos Cegos, foi convocado pela Seleção Brasileira de Judô Paralímpico para representar o Brasil, junto com cinco atletas, sendo dois homens e três mulheres, no Grand Prix, que acontece entre os dias 18 a 26 de novembro no Cazaquistão, na Ásia.
Doação importante
![]() |
Os equipamentos doados pelo Instituto Viva Cidadania da ANABB estão à disposição dos 280 pessoas atendidas pelo Instituto dos Cegos |
A doação feita pelo Instituto Viva Cidadania da ANABB não apenas melhora a acessibilidade dos deficientes visuais à prática esportiva, mas também contribui para a sua inclusão social. É visível o brilho nos olhos de quem utiliza os aparelhos doados pela entidade ao Instituto dos Cegos.
O esporte, segundo o professor Cássio Gonçalves, é uma poderosa ferramenta de empoderamento, promovendo saúde, desenvolvimento de habilidades físicas e emocionais e, acima de tudo, proporcionando um espaço para a convivência e a troca de experiências. A academia se transforma em um ambiente onde as barreiras da deficiência são superadas, permitindo que todos possam se desenvolver de forma plena independentemente de suas limitações..
![]() |
Com os recursos doados pelo Instituto Viva Cidadania foi possível comprar mais de 10 equipamentos novos para a academia de esportes do Instituto dos Cegos |
![]() |
Os novos equipamentos estimulam a convivência social dos deficientes visuais |
Leia também essa matéria: