Folha2

Detroit já foi capital mundial dos automóveis

 

Detroit com seus edifícios imponentes já foi considerada como a capital dos carros

  Por Nelson Gonçalves, Especial para a Folha 2

 

Durante grande parte do século 20, Detroit foi considerada a capital mundial do automóvel. Foi lá que estabeleceram as grandes marcas como a Ford, General Motors e a Fiat Chrysler. Detroit é também o berço da editora discográfica Records e da produtora cinematográfica Fox Filmes. Há também lá um escritório central da Google.

Localizada na região centro-oeste dos Estados Unidos, na divisa com a cidade de Windsor, no Canadá, Detroit é a maior cidade do estado de Michigan. Sua região metropolitana  é de mais de 4,5 milhões de habitantes.

 323 anos de fundação

Fundada em 1701 pelos franceses, passou para soberania dos Estados Unidos em 1796. Em 1802 tornou-se a capital do Estado de Michigan e pouco tempo depois, entre 1805 e 1847, foi ocupada pelas tropas britânicas e recuperada pelos americanos após sangrenta batalha. Por meio da linha de montagem formatada por Henry Ford, a cidade deixou o automóvel acessível à classe média. E colocou o mundo sobre rodas.

Da década de 1950 até os dias atuais, muitos habitantes, a maioria brancos, moveram-se de Detroit para subúrbios, fazendo com que a população da cidade diminuísse gradualmente. E desde então, a porcentagem da população negra aumentou consideravelmente.

A área central da cidade é toda interligada por bondes elétricos, oriundos em sua maioria de Lisboa (Portugal), que circulam de graça para a população se locomover. A crescente concorrência das companhias japonesas produtoras de automóveis fez com que a indústria automobilística norte-americana entrasse em dificuldades.

O edifício mais alto da cidade abrigou por 30 anos a sede mundial da General Motors


Falência decretada em 2013

Em 18 de julho de 2013 a cidade de Detroit declarou falência, tornando-se a primeira e maior cidade a decretar falência. O valor da dívida estava estimado em mais de 18 bilhões de dólares. Mas, mesmo assim, a renda média anual dos trabalhadores gira em torno de 33 mil dólares por ano, ou seja, perto de R$ 200 mil, o equivalente a um salário mensal de R$ 16 mil.

Detroit também é conhecida como uma das cidades mais violentas dos Estados Unidos, estando em primeiro lugar com a maior taxa de homicídios, tendo registrada, nos últimos anos, uma média de 47 homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes.

Em função da crise econômica e na esteira de um corte de custos, a General Motors anunciou a mudança da sua sede para um edifício menor, uma vez que após a pandemia os funcionários da empresa passaram a trabalhar mais em casa do que no prédio da montadora, considerado o edifício mais alto daquela região com quase 100 andares. A General Motors vai mudar, a partir de 2025, para um prédio menor, mas não sairá de Detroit.

 

Conjunto de cinco torres, que tem como principal proprietário a GM 

Renaissance Center

O Renaissance Center, mais conhecido como RenCer, é um complexo de sete arranha-céus, famoso pelo desenho cilíndrico da torre central, onde funcionou nos últimos 30 anos a sede da General Motor. O prédio, com mais de 500 metros de altura, é tão alto que do outro lado do rio Detroit, na cidade de Windsor, no Canadá, é possível avistá-lo nitidamente. Anualmente os canadenses se aglomeram do outro lado do rio para assistir, próximo do Natal, a tradicional queima de fogos promovida pela empresa.

De propriedade da General Motor, que mantém um showroom com carros antigos e os últimos lançamentos da marca nos quatro primeiros andares do subsolo, o edifício abriga um hotel de 73 andares, um shopping center, restaurantes, bancos e um restaurante de luxo, o The Summt, que gira, no topo do edifício para permitir uma vista de 360 graus para todos seus frequentadores. Ao todo são 515 mil metros quadrados, tornando um dos maiores complexos comerciais do mundo.

Uma passarela de vidro iluminada irradia o nível do mezanino e circunda a base da torre cilíndrica do hotel para facilitar a navegação. Essa passarela de vidro anelada tem cerca de 4 metros de largura e uma circunferência de aproximadamente 220 metros.

 

Prédio da GM abriga showroom com os últimos lançamentos da marca

Ligação com o Canadá

Detroit também faz ligação com a cidade de Windsor, no Canadá. Há duas opções, a ponte e o túnel, para se fazer a travessia sobre o rio Detroit, que ali, em sua parte mais estreita possui 2.500 metros de extensão.

Pela ponte somente passam carros e caminhões. E todos passam por rigorosa vistoria na alfandega de ambos os países. Já pelo túnel, que não é autorizado para caminhões, somente automóveis e pequenos ônibus circular, que fazem a travessia a cada 15 minutos, diuturnamente.

Tanto a ponte como o túnel foram inaugurados em 1930. Apesar de antiga, ambas construções chamam a atenção pela riqueza de detalhes. A ponte pesa é toda iluminada e tem projetada bem no meio as bandeiras dos Estados Unidos e do Canadá para marcar o território de cada país.

O imponente prédio da GM abriga também o hotel mais alto dos Estados Unidos


Brasileiros são presos por travessia ilegal

O rio Detroit é vigiado durante o dia e a noite pela guarda costeira dos dois países. Durante o último dia 14 de setembro, quatro imigrantes brasileiros, três homens e uma mulher, foram presos em flagrante ao tentar entrar de jet ski ilegalmente nos Estados Unidos.

Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês) viram a moto aquática perto da ponte. Eles observaram o jet ski com três pessoas: dois brasileiros, um de 34 e outro de 35 anos, e o condutor do veículo. Os dois indivíduos saíram do jet ski e começaram a andar pela estrada, enquanto a moto retornou ao Canadá.

Os agentes começaram a monitorar a situação e viram quando os dois sujeitos entraram num veículo e foram atrás, interceptando o carro. Pouco depois, os agentes observaram a mesma moto aquática com mais dois passageiros na garupa. Desta vez, um homem de 47 anos e uma mulher de 44 anos, ambos brasileiros, que foram presos ao pisarem ilegalmente em solo norte-americano. O casal, assim como os outros dois brasileiros presos, confessaram que estavam realmente tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

O condutor da moto aquática e mais um envolvido no esquema de tráfico para ingresso ilegal nos Estados Unidos foram presos pela Polícia do Canadá. A imigração ilegal nos Estados Unidos está sujeita a pena de até 20 anos de prisão, em regime fechado, para imigrantes.

Sede da Fox Filmes em Detroit, em Michigan, nos Estados Unidos
Mapa mostra localização de Detroit,e em Michigan, nos Estados Unidos

.

Guarda Costeira dos Estados Unidos prende quatro brasileiros tentando passar a fronteira de jet ski de forma ilegal. Podem pegar até 20 anos de prisão nos EUA


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2