Folha2

Cardiologista que operou criança, participa de formatura dela como médica

 

Na foto ao lado, Giovanna quando tinha 3 anos sendo atendida pelo Dr. Ulisses. E ao lado, Dr. Ulisses com Giovanna no dia da formatura dela como médica (foto reprodução G1)

Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

Até parece um roteiro de filme, mas é um fato que foi registrado neste ano em São José do Rio Preto: uma médica comemorou sua formatura com o cardiologista que a operou quando criança. A história ganhou páginas no noticiário de vários jornais e de sites de notícia pela internet. Um dos primeiros a publicar a notícia foi o site Visão Notícias, do jornalista Klaus Bernardino.

Quando Giovanna Dottore Chaves tinha três anos descobriu que a menina tinha uma arritmia cardíaca. O coração começou a bater forte demais e em disparada. Ela brincava com o irmão quando surgiu o problema. Avisou a mãe e a família começou a investigar a situação. Depois de vários exames, os médicos descobriram que ela tinha uma cardiopatia rara que atrapalhava a circulação do sangue.

Há 20 anos as cirurgias cardíacas eram raras. E mais rara ainda em crianças. Eram poucos os médicos que se arriscavam a fazer cirurgias no coração de crianças.

Indicado por amigos, os pais de Giovana conheceram o cirurgião pediátrico Ulisses Alexandre Croti, que iniciava no começo dos anos 2000 o trabalho pioneiro de operar o coração de crianças no Hospital de Base de São José do Rio Preto. Giovanna relatou para os repórteres que a entrevistaram que, desde a primeira consulta, o médico se mostrou bastante preocupado com o quadro clínica dela.

O médico fez a cirurgia, que foi um sucesso, e daí em diante se tornou amigo da família. A esposa do Dr. Ulisses, que é pediatra, acompanhou o desenvolvimento tanto de Giovanna como do irmão dela.

Foi se espelhando no trabalho do Dr. Ulisses que Giovanna resolver cursar Medicina. No primeiro ano de faculdade, o médico a presenteou com um estetoscópio, uma relíquia que ela guarda até hoje em seu poder. De acordo com o médico, o presente foi uma forma de representar toda a torcida por ela.

Dr. Ulisses é hoje um dos chefes do Hospital da Criança e Maternidade da Funfarme (Fundação Regional Faculdade de Medicina) em São José do Rio Preto. Ele coordena o departamento de cardiopediatria e encabeça o projeto para a construção do primeiro hospital do coração para crianças no Brasil. O projeto e a maquete de um edifício de 10 andares já estão prontos. Agora ele e toda a equipe da Funfarme correm atrás de recursos financeiros para erguer e concretizar essa obra.

Momento especial

Giovanna se formou em Medicina com 24 anos de idade e por conta da história que escreveram juntos, a presença do Dr. Ulisses na formatura deixou o momento ainda mais especial e emocionante. Para o médico, a formatura de sua ex-paciente também foi um momento inesquecível.

“Foi um momento indescritível para mim”, afirmou Giovanna. “Foi muito bom estar com toda minha família, o Dr. Ulisses e sua esposa, que participaram de toda essa trajetória... foi muito incrível. Isso significou muito para mim”.

Para Dr. Ulisses o momento também foi especial. “E foi bem especial porque simboliza o quanto é importante a gente, como médico, fazer o bem para o próximo. Quando fui na formatura, fiquei muito contente por poder participar desse pouquinho da vida dela”.

Agora os olhos do Dr. Ulisses brilham mesmo quando ele fala no sonho de poder realizar a construção do hospital do coração para crianças. Para ele não vai ter preço que pague a realização dessa obra que será gigantesca. Ele cita que as bancadas parlamentares de cinco estados brasileiros da região Norte se uniram para ajudar nessa construção. Isso porque nenhum daqueles estados possuem quaisquer tipos de atendimento cardíaco para crianças. “São José do Rio Preto é referência para a população desses Estados”, afirma o médico, acrescentando que de cada 100 crianças que nascem, uma delas já nasce com problema no coração que precisa ser tratado e talvez necessário cirurgia.

.

Dr. Ulisses já realizou mais de 7000 cirurgias cardíacas em crianças

Agora a doutora Giovanna Dottore Chaves, que se inspirou no Dr. Ulisses para cursar Medicina em São José do Rio Preto

.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2