Em 70 países o volante dos carros ficam do lado direito |
As línguas incluídas na
Carteira Internacional são o inglês, espanhol, português, chinês, japonês,
árabe, russo, francês e alemão. Essa carteira facilita na hora de alugar um
veículo ou contratar um seguro em mais de 100 países. Além disso, ela é
essencial em caso de acidentes e infrações.
No Brasil, além dos
Detrans (Departamento de Trânsito) de cada estado brasileiro, o Automóvel Clube
Brasileiro é a única entidade no país autorizada a emitir a Permissão
Internacional para Dirigir, para uso no exterior pelos motoristas brasileiros
portadores da CNH de qualquer estado.
A validade da PID é de,
no máximo, três anos ou até a expiração da validade da CNH. Com a PID, o
motorista brasileiro poderá dirigir as mesmas categorias para os quais está
habilitado no Brasil.
Existe, no entanto,
diferença no valor cobrado por cada estado para a emissão da PID. Em São Paulo
o serviço pode ser feito no Poupatempo e custa R$ 399,00. Pelo site do
Automóvel Clube Brasileiro (ACBr), que oferece uma das tarifas mais baixas do
setor: R$ 243,00. Todo o processo de requisição da PID é realizado on-line de
forma simples e segura. Não é preciso enviar qualquer documento.
Existem inúmeros relatos
de condutores que não conseguiram retirar veículos alocados em países como
Chile, França e Itália por não terem a carteira internacional. Em todos os
países da África, Oriente Médio, bem como na Austrália e Nova Zelândia o
documento é condição essencial para poder dirigir e alugar um carro.
Em países como na Inglaterra e Japão a mão de direção é invertida |
Regras diferenciadas
Quem vai dirigir em país
estrangeiro é preciso antes de tudo ter conhecimento de algumas regras locais.
Em alguns estados dos Estados Unidos da América (EUA) não é permitido, por
exemplo, transportar bebidas alcóolicas na cabine dos veículos. Elas devem ser
carregadas somente no porta-malas do carro. Na Espanha, se estiver fazendo sol,
o motorista é obrigado a usar óculos escuros. Além disso, os condutores que
usam óculos de grau são obrigados a ter um par extra para reposição.
Em alguns lugares da
Europa, como França e Espanha, existe uma sinalização especifica que determina
a permissão para estacionar o carro. Em algumas cidades, carros estacionados em
ruas de mão única são obrigados a respeitar regras como a de que nos dias pares
do mês, devem estacionar do lado da rua com os números pares e nos dias
ímpares, do lado da rua com os números impares.
Na Bulgária, carros
sujos podem levar multas. Na Grécia, é proibido fumar enquanto dirige. Na
Macedônica, não é permitido que uma pessoa alcoolizada se sentar nos bancos da
frente, mesmo que estiver de carona. Na França, a maioria dos semáforos não tem
a cor amarela. A mudança ocorre diretamente do verde para o vermelho. E tanto
nos Estados Unidos como no Canadá todos os veículos são obrigados a parar e
contar até três em todos os cruzamentos que contem a placa “Stop”, mesmo que
não venham nenhum veículo naquele momento. A multa para quem desobedecer a
regra é de US$ 200. E no Canadá a multa é mais pesada ainda, cerca de 2 mil
dólares, para quem não parar quando um ônibus escolar, aqueles amarelos com o
motor na frente, estiver recolhendo ou deixando alunos.
Se alugar um carro nos Estados
Unidos ou Canadá e precisar se deslocar entre esses dois países não se preocupe,
pois tanto o velocímetro, como o GPS do veiculo se transformarão
automaticamente de milha para quilômetros e vice-versa ao cruzar a fronteira.
Nos Estados Unidos a velocidade máxima nas auto pistas é de 70 milhas, que
equivale a 112,654 quilômetros.
Em alguns países, como nos Estados Unidos, o km é substituído por milhas |
Mão invertida
O tráfego pela esquerda,
comumente conhecido no Brasil por “mão inglesa” ou mão invertida, e adotado por
mais de 70 países, na sua maioria por ex-colônias britânicas (com exceções dos
grandes como EUA e Canadá), além de países da Ásia, como Japão, Tailândia e
China.
Quem nunca dirigiu
nesses países, pode estranhar bastante o sentido da circulação de trânsito
nesses lugares. Na prática o que muda é que o condutor estará sentado no lado
direito do carro e, por conseguinte, ele terá a faixa central de uma vida de
mão dupla à sua direita.
Outra diferença é que a troca de marcha terá que ser efetuada com a mão esquerda. Os comandos de sete e limpador de para-brisa também são invertidos. A boa notícia é que os pedais se encontram na mesma posição dos carros brasileiros. Se puder, o certo é alugar um carro automático, pois assim será uma coisa a menos a se preocupar na hora de dirigir um carro com o volante do lado direito.
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Nos Estados Unidos, Libéria e Reino Unido a milha é utilizada |
Motorista tem que saber a equivalência das milhas em quilômetros para não exceder a velocidades nas estradas |