Folha2

Estudo da CNM mostra 845 municípios têm mais eleitores do que moradores

 

Tem 845 municípios com mais eleitores do que moradores

Estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) constatou que 845 municípios brasileiros têm mais eleitores do que moradores. A quantidade de municípios nessas condições é grande e chamou a atenção da entidade porque em 2020 esse número era de 493 cidades. Ou seja: quase dobrou essa situação.

 Na análise da CNM, o fenômeno pode estar relacionado a efeitos migratórios das cidades de pequeno porte, como o caso daqueles que se mudam por motivações econômicas e educacionais, mas que retornam à cidade natal para exercer o voto. Em números absolutos, o recordista é o estado de Minas Gerais, com 212 municípios nessa situação. Isso equivale a uma cada quatro cidades do estado se encontram com esse aspecto. Minas Gerais é seguido por Goiás, com 99 cidades, e São Paulo, com 89. Mas Paraíba e Piauí também se destacam na contagem.

Em 16 municípios brasileiros, a quantidade de eleitores é o dobro da população local. Em outras 24, a diferença supera o percentual de 50%. As duas menores cidades do pais em termos de população estão enquadradas nessa categoria: Serra da Saudade (MG) tem 854 habitantes e 1.294 eleitores e Avanhanguera (GO) tem 921 habitantes e 1.710 habitantes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2