Folha2

Coronel Fábio Cândido é eleito prefeito de Rio Preto com quase 60% dos votos válidos

 

Coronel Fábio Cândido vence eleições com quase 60% dos votos válidos

 

 Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

“Eu sou uma pessoa aberta às boas ideias”. Essa foi uma das primeiras declarações feitas pelo prefeito eleito de São José do Rio Preto, coronel Fábio Cândido (PL), 52 anos, que venceu o segundo turno das eleições com 123.349 votos (59,97%) contra 82.349 votos (40,03%) de Itamar Borges (MDB), 58 anos. Numa campanha acirrada com muitas denúncias e vários ataques entre os dois candidatos, o prefeito eleito, ao lado do seu vice-prefeito eleito Fábio Marcondes (PL), se mostrou mais conciliador em sua primeira entrevista coletiva após a confirmação do resultado oficial.

Antes mesmo da abertura das urnas, às 17h18, o vice-prefeito eleito Fábio Marcondes, com base na apuração paralela feita pela equipe de campanha, já anunciava em grupos de Whatsapp que ele o coronel Fábio Cândido tinha vencido as eleições. “Pessoal ganhamos a eleição Obrigado Deus”, escreveu Marcondes.

Na sede do comitê da campanha, o coronel Fábio respondeu perguntas dos repórteres de vários veículos de comunicação. “A população pode esperar de mim dedicação máxima como sempre fiz quando estive a frente da Polícia Militar”, afirmou. “Não temos nenhum cargo, nenhuma secretaria prometida para nenhum partido e nenhuma pessoa”, garantiu, adiantando que o comando das secretarias municipais será coordenado por técnicos. “É lógico que vamos aceitar indicações”.

Disse que irá permitir que os integrantes da Guarda Municipal que tiverem interesse em trabalhar nos horários folgas e que colocará em prática, logo nos primeiros meses de governo, o projeto de Cidade Inteligente. “O primeiro módulo será a segurança pública. Vamos instalar câmeras com leitor facial e já vamos colocar isso logo no início do governo para inibir a criminalidade na cidade”.

“Vamos fazer uma administração com transparência e integridade”, afirmou, dizendo que irá buscar recursos no Governo do Estado e em Brasília, onde pretende instalar um escritório de São José do Rio Preto. “Vamos buscar recursos a fundo perdido para a educação, saúde, segurança e em todas as áreas”.

Itamar e Edinho reconhecem resultado, sem questionar as urnas

Itamar reconhece a derrota e diz que irá continuar trabalhando como deputado pela cidade


O candidato derrotado nas eleições, Itamar Borges também concedeu entrevista coletiva à imprensa logo após o resultado oficial dos votos, ao lado do seu candidato a vice-prefeito, Crivelin e do prefeito Edinho Araújo (MDB). “Recebo o resultado com muito respeito e gratidão a Deus e agradecimento à minha família, minha esposa, minhas filhas e minha mãe e a minha equipe que foram fundamentais para chegássemos até aqui”, afirmou Itamar. “Agradeço também ao prefeito Edinho, que sempre foi uma referência para mim pela sua trajetória seja como prefeito e como homem público. Agradeço aos eleitores que acreditaram em nosso projeto e isso nos dá força para continuarmos trabalhando por Rio Preto”.

Itamar disse que pretende continuar trabalhando como deputado pela cidade. “Tudo o que eu fiz como deputado continuarei fazendo. As urnas são soberanas e como democrático respeito o resultado das urnas. Parabéns ao prefeito eleito. Desejo a ele e a toda sua equipe muito sucesso. Que possam ter bastante habilidade para preservar todas as conquistas e possam colocar em prática também todos os compromissos assumidos”.

O prefeito Edinho Araújo, que apoiava Itamar nessa eleição, também se manifestou e informou que já nomeou, por decreto, uma equipe de transição chefiada pelo atual secretário de Administração, Adilson Vendroni, para que o próximo prefeito tenha em mão todos os números e informações necessárias. “Como democrata que sou eu respeito o resultado das urnas. Espero que o prefeito eleito governe nossa cidade como eu fiz, por quase 16 anos, cuidando da cidade e das pessoas”, falou Edinho, aproveitando para cumprimentar a todos os partidos e pessoas que estiveram envolvidas nestas eleições. “Lamento o nível que a campanha teve. O Itamar fez uma campanha propositiva e sai maior do que quando ele entrou”.

Prefeito Edinho diz que como democrático aceita o resultado das urnas


 Crescimento nas urnas

Nas eleições deste domingo (27), coronel Fábio Cândido com 123.349 votos (59,97%) obteve 34.497 votos a mais do que os 88.852 (40,46%) que teve no primeiro turno e ficou abaixo da abstenção, que registrou 106.426 mil eleitores ausentes (30,59%). Desta vez a abstenção também foi alta e maior do que a registrada no primeiro turno: 119.955 ausentes (34,48%).

Durante toda a campanha, o prefeito eleito foi mostrado como o candidato escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família, além de firmar pilares do discurso de fé e família. Além do PL, só outros dois partidos, o Novo e o PMB se coligaram.

Já a campanha de Itamar, que contou com 12 partidos na coligação, buscou mostrar que ele era experiente por ter exercido por três mandatos o cargo de prefeito de Santa Fé do Sul, ter sido secretário estadual da Agricultura, estar em seu quarto mandato como deputado estadual e ter apoio do atual prefeito, Edinho Araújo. Era o candidato que teve maior tempo no rádio e na televisão no primeiro turno.

Além da intensa disputa no segundo turno, a eleição em São José do Rio Preto também ficou marcada pela neutralidade de parte da frente dos partidos de esquerda. PT, PSOL, PC do B e Rede publicaram comunicado criticando Itamar e convocando seus filiados para votarem no número 13, o que tornaria o voto nulo. Entretanto essa estratégia não deu muito resultado. Os votos nulos somaram no segundo turno 13.633 votos (5.98%), aumentando apenas 0,47% (1.207 votos) dos nulos do primeiro turno.

Comitê do Coronel Fábio Cândido ficou repleto de repórteres após a vitória

Fábio Cândido e Fábio Marcondes comemoram a vitória nas urnas

.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2