![]() |
O diretor médico do IMC, cardiologista Luciano Miola, segura a certificação "UTI Top Performer", ladeado por profissionais da unidade |
A UTI cardiológica do IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares, referência em atendimento para a região e situado em Rio Preto, recebeu, pela segunda vez consecutiva, a certificação de “UTI Top Performer”, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solutions. “Este reconhecimento reafirma o compromisso do IMC em oferecer atendimento de alta qualidade e eficiência aos pacientes críticos”, afirma o cardiologista Luciano Miola, diretor médico do IMC.
A avaliação, que abrangeu 707 hospitais e instituições de saúde em todo o Brasil, representa o maior registro epidemiológico de UTIs no mundo, segundo a AMIB. “Estas certificações têm por objetivo orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país e a eficiência das UTIs”, destaca Marcelo de Oliveira Maia, diretor presidente da AMIB.
Carlos Reis, CEO da Epimed Solutions, complementa: “UTIs com estas características contribuem de forma diferenciada para garantir a sustentabilidade e a qualidade do cuidado dos pacientes de alta gravidade e complexidade”. A Epimed, especializada em soluções para a gestão de informações clínicas e epidemiológicas, possui um sistema presente em mais de 750 UTIs de 400 hospitais brasileiros, somando 11.000 leitos. “Possuímos a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina para podermos elaborar a nossa matriz de eficiência”, explica Reis.
“Ter uma equipe de profissionais altamente capacitados é fundamental para manter o padrão de excelência que conquistamos na UTI Cardiológica do IMC. A qualidade do atendimento não depende apenas da tecnologia, mas principalmente do conhecimento e dedicação dos nossos colaboradores. Além disso, processos bem estabelecidos dentro da unidade são essenciais para garantir a segurança dos pacientes e a eficiência dos tratamentos. Cada membro da nossa equipe sabe exatamente o que fazer e como agir em situações críticas, o que faz toda a diferença no cuidado dos nossos pacientes”, destaca Dr. Luciano Miola.
O reconhecimento reforça a posição do IMC como uma instituição comprometida com a excelência no atendimento hospitalar, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes em situações críticas.
O Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC, de Rio Preto, é referência no interior paulista no atendimento e tratamento de pacientes com problemas e doenças cardíacas e vasculares, como também no ensino e pesquisa, sendo formador de centenas de médicos e na condução de estudos nacionais e internacionais ao longo de mais de cinco décadas.
O IMC possui aproximadamente 100 médicos renomados e mais de 400 profissionais de outras áreas da saúde e de apoio. Realiza em torno de 3 mil consultas mensais e 310 mil exames ao ano, em pacientes provenientes de vários estados.
Embora a sigla IMC esteja associada à cardiologia, hoje, o instituto possui outras diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, entre elas: ortopedia, cirurgia geral, urologia, nefrologia, hematologia, endocrinologia, cirurgia plástica e outras.
O IMC possui hospital estruturado com centro cirúrgico, UTI (com 9 leitos) e enfermaria (com 22 leitos) num ambiente moderno e acolhedor, oferecendo ao seu corpo clínico plenas condições de realizarem atendimentos clínicos e cirúrgicos de várias especialidades da medicina, proporcionando aos seus pacientes um cuidado integrado e de excelência.