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A rodovia Washington Luís (SP-310) possui 301 km de extensão e cinco praças de pedágios |
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2
Muitos motoristas transitam
diariamente pela rodovia Washington Luís (SP-310) e não fazem a mínima ideia de
quem teria sido o cidadão que empresta o nome para essa movimentada estrada. A Washington Luís, com 301
quilômetros de extensão, é considerada como uma das mais bem estruturadas e
conservadas rodovias do país. Todos os dias mais de 100 mil veículos transitam
pela rodovia.
Em 1943 iniciaram as
desapropriações para a construção da rodovia. Inaugurado em 1952 seu primeiro
trecho, partindo de Cordeirópolis, ela demorou 32 anos para ficar totalmente concluída
e chegar em Mirassol onde desemboca no trevo de entroncamento das rodovias
Feliciano Salles Cunha e Euclides da Cunha (SP-320). Ao longo da Washington Luís
existem cinco praças de pedágios.
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Whashington Luís, que foi prefeito, governador e presidente do Brasil, empresta seu nome para uma das melhores e mais movimentadas rodovias paulistas |
O nome da rodovia é uma
homenagem a Washington Luís Pereira de Sousa, que governou a cidade e o estado
de São Paulo e foi o primeiro prefeito paulistano que chegou à Presidência da
República, depois de ter sido governador e senador pelo Partido Republicano
Paulista (PRP). Outros seis ex-prefeitos paulistanos tentaram o cargo de
presidente, mas só um deles obteve êxito.
Jânio Quadros, que foi
duas vezes prefeito de São Paulo (1953-1955 e 1980-1984), se elegeu presidente
cinco anos após seu primeiro mandato como prefeito. Antes disso, ele também foi
governador de São Paulo.
Curiosamente, nem
Washington Luís nem Jânio quadros concluíram seus mandatos como presidentes. O
primeiro foi derrubado, após golpe de Estado em 1930. Jânio renunciou ao
mandato com apenas sete meses no cargo. Os ex-prefeitos Adhemar de Barros,
Paulo Maluf, Mário Covas, José Serra e Fernando Haddad tentaram, mas não
conseguiram se eleger presidente da República.
Embora tenha nascido em
Macaé (RJ), Washington Luís era conhecido como o “paulista de Macaé”. Depois de
se formar em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, trabalhou como
advogado em Batatais, onde ingressou na política como vereador. Em 1898, com 29
anos, foi escolhido por seus pares para ser intendente, nome dado à época para
a função de prefeito da cidade.
Em 1914, aos 45 anos, era
escolhido pelos vereadores paulistanos para ser prefeito de São Paulo. Voltou
ao cargo em 1917 por eleição direta. Ele governou a cidade enfrentando os
chamados quatro Gs: “guerra, gripe, greve e geada”. Implodia a Primeira Guerra Mundial,
a gripe espanhola levava milhares de vítimas à morte, surgiram as primeiras
greves gerais e uma forte geada devastava os cafezais paulistas.
Em 1920 tomou posse como
governador do Estado. Foi ele quem lançou o brasão com o lema em latim “Non
ducor, duco” (Não sou conduzido, conduzo). Quando governador deixou seu lema
para a posteridade: “governar é abrir estradas”. E abriu muitas das que são
hoje as principais rodovias do país.
Assumiu em 1926 como presidente da República, sucedendo o mineiro Artur Bernardes, na chamada política “café com leite”, numa referência ao revezamento dos políticos mineiros e paulistas no comando do país. Foi em sua gestão que se construí a rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, batizada depois como Via Dutra. Ao apoiar para a sua sucessão a eleição do paulista Júlio Prestes ocorreu a revolta dos mineiros, que se juntaram aos gaúchos e o depuseram do cargo. Júlio Prestes, embora eleito pela maioria dos votos, não pode assumir. Em seu lugar, após golpe militar, assumiu Getúlio Vargas que governou de forma ditatorial, fechando o Congresso Nacional.
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Washington Luís foi prefeito de Batatais e São Paulo, deputado, senador, governador e presidente do Brasil no final da década de 1920 |
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Rodovia Washington Luís tem 301 km e cinco praças de pedágios |
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Os pedágios da Washington Luís são também um dos mais caros da região |
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rodovia Washington Luís está no ranking das 10 melhores estradas do Brasil |