 |
Cataratas em Foz do Iguaçu é o lugar mais visitado pelos brasileiros no Brasil |
Nesta sexta-feira, 26 de julho, começam os Jogos
Olímpicos, com a participação de mais de 200 países em Paris, na França. No
clima de competição, o Parque Nacional do Iguaçu celebra a paixão do mundo
pelas Cataratas do Iguaçu com o ranking de países que mais se destacaram no
quesito visitação em 2024. Além dos visitantes de todas as partes do planeta, o
quadro de colaboradores da concessionária Urbia Cataratas conta com mais de dez
nações representadas.
Ouro
para o Brasil – Na visitação ao Patrimônio Mundial Natural, por ser um atrativo
nacional, os brasileiros são os que mais visitaram. Somente em 2024, mais de
600 mil pessoas do Brasil passaram pela unidade, representando 60% do público
total. Nacionalmente, é sucesso também, pois o parque já recebeu, até o
momento, representantes de todos os 26 estados e do Distrito Federal.
Prata para a Argentina – Com o segundo lugar, o
pódio é representado pelos argentinos. De janeiro até agora, foram mais de 144
mil visitantes. A proximidade do parque com o país e a fronteira da Maravilha
Mundial da Natureza, compartilhada com “los hermanos”, facilita a vinda e
interesse dos turistas da Argentina para o lado brasileiro.
Bronze
para os Estados Unidos – Os Estados Unidos garantiram seu lugar no pódio com o terceiro
lugar na visitação da unidade de conservação, somando mais de 40 mil turistas
em 2024. Não muito distante do terceiro lugar, o Paraguai registrou 35 mil
visitantes na Maravilha Mundial da Natureza neste ano, enquanto os franceses
somaram 15 mil turistas.
“Para atender os milhares de visitantes que passam
anualmente pelo parque, a Urbia Cataratas conta com mais de 400 funcionários
diretos, sendo 35 colaboradores de dez outros países. Esse intercâmbio cultural
– tanto de visitantes quanto de colaboradores – é importante também para o
destino, que ficou em primeiro lugar entre os atrativos do Brasil e da América
do Sul, e na 21.ª posição em nível global, no Travelers’ Choice 2024 – Best of
the Best, do TripAdvisor, principal site de avaliações do mundo”, destaca Mario
Macedo, CEO da Urbia Cataratas.
O Brasil, claro, continua sendo o primeiro, seguido por
Venezuela (10), Paraguai (8), Haiti (7) e outras nações como Argentina,
Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Senegal e Peru. O Parque Nacional do Iguaçu
abriga muitas atrações e tem gestão da visitação pública feita pela Urbia
Cataratas, sendo indutor de empregos e renda, além de movimentar a rede
hoteleira, transportes, serviços, restaurantes, entre outros.