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Corcel foi um dos carros mais famosos da Ford

 

Ford Corcel, um dos carros mais famosos e cobiçados pelos brasileiros

Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

Sem sombra de dúvidas, um dos carros mais famosos da Ford, o Corcel, é um dos automóveis mais conhecidos da marca, embora tenha saído de linha em 1991. A história do Ford Corcel não se iniciou no Salão do Automóvel de 1968, quando ele foi oficialmente apresentado ao público. Na realidade, o projeto era derivado da época em que a Ford detinha o controle acionário da Wullys-Overland, que fabricava o famoso Dauphine Gordini.

Debaixo do capô, redesenhado com linhas mais retas substituindo o estilo arredondado, a primeira geração do Corcel vinha com o mesmo motor 1.3 do Renault Gordini, mas com 68 cavalos brutos, como eram chamados à época. O conforto era palavra de ordem na linha e mesmo na versão cupê, era possível levar quatro ou até cinco passageiros sem passar por nenhum, aperto. Tinha espaço de sobra tanto para o motorista, quanto para os passageiros.

O nome foi criado com ajuda do publicitário Mauro Salles, também criado do primeiro carro esportivo da Willys, o Interlagos. Na hora de batizar o carro havia uma lista com mais de 400 nomes e o escolhido foi Corcel, que é um termo usado para designar cavalos jovens, musculosos e velozes. Sua origem vem do francês “coursier”, que é nome dos cavalos que disputam corridas (“cheval de course”). Tanto é que o símbolo utilizado nas propagandas do carro era sempre um cavalo branco.

Em pouco tempo o carro conquistou milhões de fãs por todo o Brasil. Com uma carroceria diferente, o Corcel foi eleito pela revista Autoesporte como o Carro do Ano em 1969, 1973 e 1979. O sedã, quatro portas, da Ford fazia concorrência com o Volkswagem 1600 TL, que logo sairia de linha.

A fábrica fez algumas alterações na aparência geral do carro em 1973, deixando-o um pouco mais parecido com o Maverick, modelo esportivo da Ford. O motor passou a ser de 1.4 usado na linha GT, conhecido como motor XP. Em 1975, o design foi novamente retocado, aumentando a semelhança com o Maverick, sobretudo na traseira, um pouco mais elevada. E um novo componente era adicionado à família Ford Corcel, o luxuoso modelo LDO (Luxury Decor Option), com acabamento interno com bancos de couro e teto revestido em vinil.

Até 1977, este modelo foi recebendo retorques no acabamento, conservando, entretanto, a mesma aparência, até o lançamento da linha 1978, chamada de Corcel II, basicamente com a mesma mecânica, porém com uma carroceria totalmente remodelada, que em nada lembrava o modelo anterior. Em 1985, ganhou a frente do chamado Del Rey, um modelo mais sofisticado, lançado em 1981, para ser o sucessor da linha Ford Corcel, que encerrou a produção em 1986.

 


Corcel II

No final de 1977 chegava às ruas o novo modelo, o Corcel II. A carroceria era totalmente nova, com linhas mais retas, modernas e bonitas para alguns, mas considerada horrível para outros. Os faróis e as lanternas traseiras, seguindo tendência da época, eram retangulares. O novo carro parecia maior, mas não era. O espaço interno era o mesmo do antigo Corcel. Possuía estabilidade maior, mas por ser mais pesado, gastava mais combustível.

Os concorrentes do Corcel II na época eram o Volkswagen Passat e o Dodge Polara, ambos veículos de porte médios. Ofereciam desempenho semelhantes ao Corcel, mas o carro da Ford era mais econômico, moderno e elegante e caiu no gosto do público. Tinha interior mais confortável, especialmente os bancos traseiros, além de melhor acabamento e robustez do que os concorrentes.

 Peruas

Lançada em março de 1971,a station wagon do Ford Corcel, chamada de Belina, visava atender ao público que buscava espaço interno mais amplo. Foi sucesso de vendas o modelo que tinha a mesma motorização e características do Corcel, seguindo todas as suas reestilizações.

De 1985 a 1987, a Belina teve uma versão 4x4, voltada para o trabalho no campo. Foi algo inédito no segmento, mas que acabou sendo descontinuada por problemas de funcionamento e durabilidade. A Belina foi sucesso de vendas durante décadas, saindo de linha somente em 1991, quando já fazia parte da geração da família Ford Del Rey.

O Del Rey foi um sedã de luxo da Ford. Lançado no início dos anos 1980 e descontinuado dez anos depois, tendo sido substituído pelo Ford Versailles. O Del Rey tinha opção de duas e quatro portas, ambos como motores robustos. O modelo era derivado do Corcel e na sua linha ainda tinha a versão station wagon, denominada como Del Rey Scala e a picape Pampa, que foi produzida até 1997.

Para quem quiser saber mais sobre o Ford Corcel, a Editora Alaúde lançou o livro Corcel. Escrito por Rogério de Simone e Fábio Pagotto, o livro fala em detalhes sobre o surgimento do modelo criado originalmente pela Willys, mas lançado posteriormente pela Ford no Brasil. O livro pode ser adquirido neste link

A linha de frente do Ford Corcel era bastante imponente e chamava a atenção por onde passava

Ford Corcel foi lançado em diversas cores e caiu por um bom tempo no gosto do público

Propaganda da Ford sobre a família do Del Rey, linha de luxo da montadora

Ford Dle Rey era carro de luxo usado por prefeitos e deputados

Belina, a primeira perua da linha Ford Corcel


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