![]() |
Ford Corcel, um dos carros mais famosos e cobiçados pelos brasileiros |
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2
Sem sombra de dúvidas, um
dos carros mais famosos da Ford, o Corcel, é um dos automóveis mais conhecidos
da marca, embora tenha saído de linha em 1991. A história do Ford Corcel não se
iniciou no Salão do Automóvel de 1968, quando ele foi oficialmente apresentado
ao público. Na realidade, o projeto era derivado da época em que a Ford detinha
o controle acionário da Wullys-Overland, que fabricava o famoso Dauphine Gordini.
Debaixo do capô, redesenhado
com linhas mais retas substituindo o estilo arredondado, a primeira geração do
Corcel vinha com o mesmo motor 1.3 do Renault Gordini, mas com 68 cavalos
brutos, como eram chamados à época. O conforto era palavra de ordem na linha e
mesmo na versão cupê, era possível levar quatro ou até cinco passageiros sem
passar por nenhum, aperto. Tinha espaço de sobra tanto para o motorista, quanto
para os passageiros.
O nome foi criado com
ajuda do publicitário Mauro Salles, também criado do primeiro carro esportivo
da Willys, o Interlagos. Na hora de batizar o carro havia uma lista com mais de
400 nomes e o escolhido foi Corcel, que é um termo usado para designar cavalos
jovens, musculosos e velozes. Sua origem vem do francês “coursier”, que é nome
dos cavalos que disputam corridas (“cheval de course”). Tanto é que o símbolo
utilizado nas propagandas do carro era sempre um cavalo branco.
Em pouco tempo o carro
conquistou milhões de fãs por todo o Brasil. Com uma carroceria diferente, o
Corcel foi eleito pela revista Autoesporte como o Carro do Ano em 1969, 1973 e
1979. O sedã, quatro portas, da Ford fazia concorrência com o Volkswagem 1600
TL, que logo sairia de linha.
A fábrica fez algumas
alterações na aparência geral do carro em 1973, deixando-o um pouco mais
parecido com o Maverick, modelo esportivo da Ford. O motor passou a ser de 1.4
usado na linha GT, conhecido como motor XP. Em 1975, o design foi novamente
retocado, aumentando a semelhança com o Maverick, sobretudo na traseira, um
pouco mais elevada. E um novo componente era adicionado à família Ford Corcel, o
luxuoso modelo LDO (Luxury Decor Option), com acabamento interno com bancos de
couro e teto revestido em vinil.
Até 1977, este modelo foi
recebendo retorques no acabamento, conservando, entretanto, a mesma aparência,
até o lançamento da linha 1978, chamada de Corcel II, basicamente com a mesma
mecânica, porém com uma carroceria totalmente remodelada, que em nada lembrava
o modelo anterior. Em 1985, ganhou a frente do chamado Del Rey, um modelo mais
sofisticado, lançado em 1981, para ser o sucessor da linha Ford Corcel, que
encerrou a produção em 1986.
Corcel II
No final de 1977 chegava
às ruas o novo modelo, o Corcel II. A carroceria era totalmente nova, com
linhas mais retas, modernas e bonitas para alguns, mas considerada horrível para
outros. Os faróis e as lanternas traseiras, seguindo tendência da época, eram
retangulares. O novo carro parecia maior, mas não era. O espaço interno era o
mesmo do antigo Corcel. Possuía estabilidade maior, mas por ser mais pesado,
gastava mais combustível.
Os concorrentes do Corcel
II na época eram o Volkswagen Passat e o Dodge Polara, ambos veículos de porte
médios. Ofereciam desempenho semelhantes ao Corcel, mas o carro da Ford era
mais econômico, moderno e elegante e caiu no gosto do público. Tinha interior
mais confortável, especialmente os bancos traseiros, além de melhor acabamento
e robustez do que os concorrentes.
Lançada em março de 1971,a
station wagon do Ford Corcel, chamada de Belina, visava atender ao público que
buscava espaço interno mais amplo. Foi sucesso de vendas o modelo que tinha a
mesma motorização e características do Corcel, seguindo todas as suas reestilizações.
De 1985 a 1987, a Belina
teve uma versão 4x4, voltada para o trabalho no campo. Foi algo inédito no segmento,
mas que acabou sendo descontinuada por problemas de funcionamento e
durabilidade. A Belina foi sucesso de vendas durante décadas, saindo de linha
somente em 1991, quando já fazia parte da geração da família Ford Del Rey.
O Del Rey foi um sedã de luxo
da Ford. Lançado no início dos anos 1980 e descontinuado dez anos depois, tendo
sido substituído pelo Ford Versailles. O Del Rey tinha opção de duas e quatro
portas, ambos como motores robustos. O modelo era derivado do Corcel e na sua
linha ainda tinha a versão station wagon, denominada como Del Rey Scala e a
picape Pampa, que foi produzida até 1997.
Para quem quiser saber
mais sobre o Ford Corcel, a Editora Alaúde lançou o livro Corcel. Escrito por
Rogério de Simone e Fábio Pagotto, o livro fala em detalhes sobre o surgimento
do modelo criado originalmente pela Willys, mas lançado posteriormente pela
Ford no Brasil. O livro pode ser adquirido neste link
![]() |
A linha de frente do Ford Corcel era bastante imponente e chamava a atenção por onde passava |
![]() |
Ford Corcel foi lançado em diversas cores e caiu por um bom tempo no gosto do público |
![]() |
Propaganda da Ford sobre a família do Del Rey, linha de luxo da montadora |
![]() |
Ford Dle Rey era carro de luxo usado por prefeitos e deputados |
![]() |
Belina, a primeira perua da linha Ford Corcel |