![]() |
Dr. Stephano Nunes Lucio, oncologista clínico e coordenador geral do 6º ECIP |
Já consolidado como um dos maiores congressos de oncologia do Estado, ECIP acontece nesta quinta, sexta e sábado (7, 8 e 9), e conta com a participação de mais de 900 profissionais de saúde para debater novas técnicas e tecnologias no tratamento do câncer
Começou nesta quinta-feira (7), a 6ª edição do Encontro de Cancerologia no Interior Paulista (ECIP), idealizado e organizado pelo HB Onco - Centro de Oncologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto, integrado à Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina), o maior complexo hospitalar do Estado e um dos maiores do Brasil.
Mais de 900 profissionais de saúde estão reunidos no Centro de Convenções da Famerp, localizado dentro do complexo hospitalar da Funfarme, para discutir novas práticas, técnicas e tecnologias, além de compartilhar experiências e melhorias no combate aos diversos tipos da doença. O encontro se tornou um marco no calendário da comunidade oncológica nacional por ser considerado como referência para quem busca acesso a uma programação científica de qualidade, com palestras ministradas por consagrados especialistas.
“O principal objetivo deste encontro é disseminar conhecimento e de estreitar os laços dos profissionais envolvidos no cuidado ao paciente com câncer”, afirma o oncologista Dr. Stephano Nunes Lucio, coordenador geral do 6º ECIP.
Um dos destaques da programação desta quinta-feira (7) é a palestra “Mecanismos de Resistência e Sequenciamento”, no módulo “Pulmão”, que será ministrada pela médica rio-pretense Dra. Aline Fusco Fares, que já atuou no Hospital de Base e atualmente mora no Canadá.
Já no módulo “Cabeça e Pescoço”, um dos destaques é a participação do oncologista Dr. Guilherme Harada, titular do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, com a palestra “Imunoterapia no cenário curativo.” Dr. Guilherme Harada, que é especialista em tumores torácicos e cabeça e pescoço, também vai comandar o Simpósio Satélite “MSD – O Legado de pembrolizumabe no tratamento de câncer de pulmão.”
O ponto alto da programação desta quinta-feira é a palestra Magna “Disparidades e Desafios no Acesso em Oncologia”, proferida pelo Dr. Nelson Teich, ex-Ministro da Saúde. Dr. Teich é médico oncologista, Mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York, no Reino Unido, OPM pela Harvard Business School nos EUA e MBA em Gestão de Saúde pelo COPPEAD na UFRJ. Durante a palestra, Dr. Nelson Teich aborda o cenário da saúde no Brasil e no mundo, e sua provável evolução, refletindo sobre o que esperar, nos próximos anos, no Sistema Público e na Saúde Suplementar.
Confira os destaques da programação do 6º ECIP nesta quinta-feira (7)
Quinta-feira, 07/03:
Anfiteatro
8h00 – Palestra: Prevenção, diagnóstico precoce e novas estratégias (projeto enfermeiro navegador e fastrack); Palestrante: Dra. Dárcia Lima
8h45 – Palestra: Imunoterapia no cenário curativo; Palestrante: Dr. Guilherme Harada
10h35 – Palestra: CPNPC metastático EGFRm – Mecanismos de resistência e Sequenciamento; Palestrante: Dra. Aline Fusco Fares
12h00 - Simpósio Satélite: MSD – O Legado de pembrolizumabe no tratamento de câncer de pulmão; Palestrante: Dr. Guilherme Harada
18h00 - Palestra Magna: Disparidades e Desafios no Acesso em Oncologia; Palestrante Dr. Nelson Teich
A programação completa está disponível no site https://ecip.com.br
Sobre a Funfarme
Um dos maiores e mais importantes do Brasil, o complexo hospitalar da Funfarme é referência para o atendimento de mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15).
A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp e reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto. Também administra o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, Rede Lucy Montoro de Fernandópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas (Ame), de Fernandópolis, Hemonúcleo de Catanduva e Unidade de Teleatendimento de Santa Fé do Sul.
Isto faz com que a Funfarme apresente números impressionantes: são quase 800 mil atendimentos por ano feitos por 1.630 médicos e outros 1.700 profissionais da Saúde. No total, são mais de 8.000 colaboradores (população maior do que as de algumas cidades do Noroeste paulista) que garantem assistência à saúde 24 horas.
Sobre o HB Onco
O HB Onco – Centro de Oncologia é o serviço voltado ao diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer do Hospital de Base de Rio Preto. O serviço possui equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais, além de contar com medicamentos e equipamentos de última geração, dentre eles, o acelerador linear Trilogy STX, um dos mais modernos do mundo, utilizado no tratamento da maior parte dos tumores com indicação de radioterapia, inclusive empregando as modernas técnicas de radioterapia estereotáxica e braquiterapia.
O HB Onco está integrado a todas as áreas do Hospital de Base e do complexo da Funfarme, proporcionando aos pacientes (de convênio médico, particular ou SUS) uma estrutura e tecnologias completas para o diagnóstico e tratamento de todos os tipos de cânceres.
Sobre o 6º ECIP
6º Encontro de Cancerologia do Interior Paulista (ECIP)
Data: 7, 8 e 9 de março, das 8h às 18h
Local: Centro de Convenções da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).
Valor: R$ 150,00 (isento para profissionais Funfarme/HB e de instituições apoiadoras)
Inscrições e mais informações: www.ecip.com.br