Folha2

Lagoa da Confusão é cidade no Tocantins e comemora 33 anos

Vista área de Lagoa da Confusão e da lagoa que dá nome ao município

  

 Nelson Gonçalves, jornalista da Folha2

Lagoa da Confusão é uma cidade localizada no interior do estado de Tocantins. Nesta terça-feira (20) comemora 33 anos de emancipação e leva esse nome em razão de algumas confusões existentes até os dias atuais em torno da lagoa que possui nascentes próprias e recebe água dos ribeirões Trapiche e Urubu.

 A história do povoado começa em 1933 com a chegada das primeiras famílias. A primeira visão que elas tiveram foi de uma imensa lagoa azul, protegida por serras e pântanos. A dificuldade que elas enfrentaram para chegar à lagoa gerou muitas brigas e confusões. Por isso o nome do povoado e, posteriormente, do município.

 Outra versão e provavelmente a mais aceita entre os moradores, segundo o jornalista Jonas Amaral, dono do Portal do Amaral, um dos principais veículos de comunicação na região, é a narrada pelos antigos habitantes que atribui o nome ao povoado pelo fato de a lagoa ter uma pedra, situada bem ao centro dela, nem sempre perfeitamente visível da margem. “Dependendo da incidência dos raios solares, a pedra se confunde com a vegetação ao fundo, dando a impressão de que as vezes ela desaparece, outras vezes aparece claramente”. Ainda, segundo o jornalista, apesar do nome, a cidade é até bastante calma e tranquila para se morar. “Não tem muita confusão entre seus habitantes”.

 Lagoa da Confusão possui 15.298 habitantes, segundo o Censo de 2022. A cidade foi uma das que mais cresceu em Tocantins e no Brasil nos últimos anos. Em comparação com o Censo de 2010, sua população aumentou 48,74%. Sua área territorial é imensa e ultrapassa 10.584 quilômetros quadrados, incluindo partes da reserva do Parque Nacional do Araguaia, da qual faz parte a Ilha do Bananal e uma aldeia indígena. Para se ter ideia do tamanho, a área de Lagoa da Conceição ela é 24 vezes maior do que a de São José do Rio Preto, que possui 431 quilômetros quadrados.

 A lagoa, com 4,5 quilômetros de circunferência e 4 metros de profundidade, é preservada em sua condição natural como receptora das águas dos rios piscosos da bacia do Araguaia. Boa parte do seu entorno ainda está coberta com mata ciliar. Distante a 220 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins, o município de Lagoa da Confusão oferece ótimas pousadas e hotéis, acesso com rodovias asfaltadas, além de estrutura de camping para turistas.

 Economia baseada no agronegócio 

A pedra situada ao centro da lagoa que aparece e desaparece misteriosamente, dependendo do ângulo e dos raios solares de onde se avista a Lagoa da Confusão

Sua economia é voltada para o agronegócio. É a maior produtora de arroz do estado e possui 23 grandes armazéns para estocagem dos produtos agrícolas. Possui enorme extensão de várzea irrigável para o plantio de soja e outras culturas. A pecuária extensiva, com predominância de bovinos, também é importante para a economia do município.

 A luta para a emancipação política do lugar começou em 1989. Mas somente foi concretizada em 20 de fevereiro de 1991, com a Lei número 251, quando desmembrou-se de Cristalândia. Na ocasião a cidade possuia cerca de 6.000 habitantes. O município só foi oficialmente instalado em 1º de janeiro de 1993. Seu atual prefeito é advogado Thiago Soares Carlos, de 32 anos, eleito pelo DEM, obteve 36% dos votos válidos, derrotando outros quatro adversários.

 Nesta segunda-feira (19), na véspera do feriado pelo aniversário da cidade, o governador Wanderlei Barbosa Castro (Republicanos), fez questão de estar presente em Lagoa da Confusão, acompanhado da primeira-dama e secretária de Participação Social, Karynne Sotero, para prestigiar os shows artísticos e as festividades comemorativas ao aniversário dos 33 anos do município. Aconteceu desfile cívico-militar, corte de bolo com 33 metros e shows artísticos. O governador também ratificou seu compromisso com o município e anunciou investimentos.

 Lagoa da Confusão faz parte do chamado Corredor Turístico do Araguaia, criado pelo governo de Tocantins, com vistas a aproveitar a potencialidade da região para o desenvolvimento sustentável do turismo. Lagoa da Confusão fica situada na mesorregião oriental do Estado, à margem direita do rio Araguaia, na divisa com Mato Grosso. A cidade está distante a 82 quilômetros de Nova Rosalândia, por onde passa a rodovia Transbrasiliana (BR-153).

Muitas confusões

A Folha2 visitou alguns sites de notícias e constatou que o município de Lagoa da Confusão é quase sempre notícia com destaque nas páginas policiais. Entre as manchetes dos jornais e sites estão algumas relacionadas com investigações feitas pelo Ministério Público do Estado sobre algumas empresas e fazendas do município, como por exemplo: “Ministério Público investiga 14 barragens irregulares”, “Ação pede bloqueio de R$ 1,4 milhão de fazenda por crimes ambientais”, “Fazendeiro terá que recuperar área devastada equivalente a 460 campos de futebol”, entre outras.

As fotos abaixo foram reproduzidas do Portal do Amaral. Clique aqui para acessar o portal

O prefeito Thiago Carlos e o governador Wanderlei Barbosa durante os festejos do aniversário

Governador e o prefeito de Lagoa da Confusão na festa do aniversário da cidade

Bolo com 33 metros de comprimento marca o aniversário de Lagoa da Confusão


.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2