Folha2

Presença de crianças de Embauba causa tumulto em shopping de Catanduva

 

Crianças de Embauba sentadas na praça de alimentação incomodaram proprietários de estabelecimentos alimentícios e criou-se uma grande confusão em shopping
(foto: reprodução do Facebook)

Um impasse ocorrido no feriado desta quinta-feira (2) motivou notas de esclarecimentos entre a direção da escola Miguel Selute, de Embauba, e a direção do Garden Catanduva Shopping. A nota da escola informa que os alunos da primeira a quinta séries, com idades entre 7 a 10 anos, foram levados para um passeio no shopping de Catanduva e foram praticamente expulsos do local.

Segundo Luciana Mattos, que é uma das coordenadoras do setor da Educação de Embauba, que gravou um vídeo para mostrar sua indignação com ocorrido na manhã desta quinta-feira no shopping de Catanduva, as crianças e as professoras foram praticamente expulsas do shopping. “Estou indignada e enojada com o que aconteceu”, afirmou. “Nós não podemos admitir isso jamais”.

A nota da escola explica que as crianças, levadas em ônibus da Prefeitura de Embauba até o local, sentaram nas cadeiras da praça da alimentação do shopping para aguardar o preparo dos lanches que seriam servidos para cada uma delas. Houve, no entanto, demora dos estabelecimentos para servirem os lanches e alguns dirigentes dos estabelecimentos de alimentação se irritaram com a presença das crianças, ocupando as mesas e cadeiras do local. “Justificando que era feriado e que estávamos ocupando parte da praça de alimentação e que não estávamos consumindo os produtos deles”, diz a nota. “Saímos enfileirados do mesmo jeito que chegamos”.

A nota diz ainda que as crianças tiveram que ficar sentadas do lado de fora do shopping para poder comer seus lanches. “Os funcionários destrataram, humilharam e praticaram atos de racismo contra o secretário da Educação (Adauto dos Santos) e demais funcionários da Educação”.

Luciana afirma que uma das pessoas que trabalham no local, provavelmente segurança de um dos estabelecimentos, chamou o secretário da Educação de “macaco” e que isso não poderá ficar assim. Além do secretário da Educação, também estava presente, acompanhando as erca de 100 crianças a primeira-dama do município e cerca de 20 profissionais do setor da Educação de Embauba.

Outro lado

 A assessoria de imprensa do Garden Shopping também divulgou nota. “Ao longo de seus 30 anos de existência, o shopping tem recebido excursões de escolas de toda a região, atendendo a todos com a máxima presteza e educação. Somente neste ano de 2023 recebeu mais de 30 visitas, sem nunca ter havido um problema sequer”, diz a nota.

A nota diz ainda que a direção do Garden Shopping vai apurar todas as circunstâncias desse “suposto incidente". "Tudo será devidamente apurado pelas autoridades competentes”. “Ressaltamos que nenhum de nossos funcionários ou representantes esteve envolvido direta ou indiretamente na situação, uma vez que o suposto desentendimento ocorreu entre lojistas e os responsáveis pelos alunos”.

Os fatos, segundo a nota do shopping, estão sendo apurados para que “a verdade venha à tona e eventual responsabilização dos responsáveis”. “Além disso, queremos salientar que o Garden Shopping Catanduva repudia qualquer forma de preconceito ou discriminação. Nossa missão é servir a todos, como temos feito ao longo de todos os anos de nossa atividade”.

A reportagem da Folha2 tentou entrar em contato, por telefone, e por mensagens de aplicativo com o secretário municipal da Educação de Embauba,  Adauto dos Santos, assim como também tentou contato com dois vereadores para que eles se manifestassem sobre o incidente. Mas nenhum deles atendeu as ligações da reportagem.

.

Crianças da escola de Embauba tiveram que comer seus lanches do lado de fora do Garden Shooping Catanduva (foto: divulgação da escola Miguel Selute)

Em vídeo a coordenadora de projetos, Luciana Mattos, relata os pormenores do incidente


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2