Folha2

Em vôo pela vida, helicóptero da PRF ajuda a transportar coração transplantado

 

 

Helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ajuda a salvar vida

O Núcleo de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Paulo foi acionado nesta terça-feira (26) para ajudar no transporte de órgão vital para salvar a vida. Tratava-se da captação de um coração na Santa Casa de Mogi das Cruzes para que fosse levado, às pressas, para o hospital do Instituto Danze Pazzanese, centro de referência em cardiologia na capital paulista.

Atendendo ao chamado, o helicóptero denominado como Patrulha 14 decolou de Mogi das Cruzes às 15h13, transportando o órgão e a equipe médica. O pouso ocorreu em São Paulo às 15h28.

 O tempo de transporte aéreo foi de apenas 15 minutos. Se fosse realizado por via terrestre, o trajeto teria duração aproximada de 1h30, tendo em vista o congestionamento local.

 Após ser retirado do corpo humano, o coração precisa estar transplantado cirurgicamente em até 4 horas, sob risco de perda do órgão. Desta forma, não é recomendado que o transporte entre o doador e o receptador ultrapasse 1h30.

 Em situações delicadas como esta, o helicóptero se torna uma ferramenta fundamental para garantir o destino do órgão dentro do tempo hábil para cirurgia, visando permitir uma chance de sobrevida ao receptador. Os nomes dos doadores e da pessoa que recebeu o coração transplantando não foram divulgados. Mas sabe-se que o processo transcorreu com sucesso.

Acompanhe nas imagens abaixo momentos emocionantes da saída de Mogi das Cruzes e da chegada do coração transplantado em São Paulo:


.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2