Folha2

Brasileiros voltam às urnas para eleger conselheiros tutelares

 

Eleição para a escolha dos conselheiros tutelares ocorre no 1º de outubro, das 8 às 17h

No dia 1º de outubro, um domingo, a população brasileira volta às urnas para escolher os conselheiros tutelares. As eleições para a escolha de conselheiros tutelares ocorrem simultaneamente em todos os municípios brasileiros. O voto, porém, é facultativo e pela primeira vez será feito com a urna eletrônica utilizada pela Justiça Eleitoral.

Todo o processo, desde a inscrição e escolha dos candidatos, é fiscalizada pelo Ministério Público de cada comarca. Qualquer pessoa com título de eleitor regularizado pode votar. As listas com os nomes dos candidatos e seus respectivos números para votação, bem como os locais de votação, podem ser consultadas nos sites das prefeituras de cada município.

O que faz um conselheiro tutelar

O papel dos conselheiros tutelares é agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Os eleitos terão mandato de quatro ano e recebem remuneração do poder público.

A Justiça Eleitoral não é a responsável pela organização e coordenação da eleição dos Conselhos Tutelares. A responsabilidade dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) abrange somente a disponibilização de treinamento para mesários e fornecimento da lista de eleitores, bem como o empréstimo das urnas eletrônicas, apoio técnico e preparação das urnas de acordo com os dados fornecidos por cada Conselho Tutelar.

Além do Conselho Tutelar, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (Confea) são exemplos de entidades de classe que costuma utilizar as urnas eletrônicas. A OAB a utiliza há mais de 17 anos em suas eleições. Neste ano até a Academia Brasileira de Letras (ABL) contou pela primeira vez com urnas eletrônicas para as suas eleições de dirigentes e escolha de novos membros.

.


Em São José do Rio Preto são 34 candidatos



Os eleitores de São José do Rio Preto podem obter mais informações acessando o site da Prefeitura ou clicando neste link

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2