Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Paulista de Medicina (APM) - Regional Rio Preto realiza a sua campanha de arrecadação de alimentos e dinheiro em prol de entidades filantrópicas da cidade, mas com uma grande novidade em 2023. Nesta terceira edição, a iniciativa ganha dimensão ainda maior com a parceria da regional de Rio Preto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Agora, médicos e advogados unem forças e a campanha ganha novo nome: DOA APM/OAB. Neste ano, as entidades beneficiadas serão a Associação Madre Teresa de Calcutá e a Pastoral do Povo em Situação de Rua.
A campanha não é restrita a médicos e advogados. Qualquer pessoa pode doar dinheiro e alimentos até o dia 30 de junho. Para doar dinheiro é pelo PIX CNPJ 43.419.613/0022-03. Alimentos são entregues na sede da APM / SMC (Alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, 5661 - Vila São Manoel) ou da OAB Rio Preto (Av. Brigadeiro Faria Lima, 5853 - Vila São José).
Dr. Henry Atique, presidente da 22ª Subseção da OAB, lembra que a fome é um problema histórico, crônico no Brasil, que afeta 15% da população, ou seja, 33 milhões de pessoas. “O número de pessoas sem ter o que comer aumentou demais nos últimos anos. Fatores de ordem conjuntural, como a desigualdade socioeconômica e a má distribuição de renda, fizeram com que a fome se alastrasse cada vez mais, em todas as regiões do nosso país”, pontua o advogado.
O vide-presidente da APM Rio Preto, Dr. Rodrigo Ramanho afirma que esta dramática realidade de nosso país foi ainda mais agravada com a eclosão da pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas necessárias, levando ao aumento drástico da fome no Brasil. “Milhões de trabalhadores menos favorecidos, com poucos recursos em poupança e acesso limitado a benefícios, perderam seus empregos e renda da noite para o dia, deixando de ter condições para comprar o mínimo necessário para se alimentar”, diz Dr. Rodrigo.
Dr. Leandro Colturato, presidente da regional da APM, finaliza destacando que hoje a insegurança alimentar atinge quase 60% da população, ou seja, 125 milhões de brasileiros. E destes, 15% ou 19 milhões de pessoas têm fome extrema, que afeta drasticamente sua qualidade de vida e saúde física e mental, causando a desnutrição e até a morte.
A campanha foi lançada através de vídeo enviado aos médicos e advogados, cujo link para assistir está abaixo.
https://youtu.be/5w1HtJk0v7M
Para doar colaborar com a DOA APM/OAB:
- dinheiro pelo PIX CNPJ 43.419.613/0022-03
- alimentos entregues nas sedes das duas entidades
APM / SMC - Alameda Dr. Oscar de Barros Serra Dória, 5661 - Vila São Manoel
OAB - Av. Brigadeiro Faria Lima, 5853 - Vila São José