Quando os primeiros automóveis começaram a ser
produzidos, no final do Século 19, o amortecedor, item necessário para a
segurança, conforto e estabilidade, ainda não existia. A falta de amortecedores
trazia diversos problemas: as irregularidades do solo deixavam o automóvel
bastante instável, sacolejando e trepidando pelo caminho. O motorista perdia
facilmente o controle nas curvas e os pneus furavam constantemente devido ao
excesso dos impactos que sofriam.
Desde a época do Império Romano, as rodas das
carroças eram rígidas e sem movimento de translação em relação à carroceria.
Todos os tripulantes e passageiros sentiam, bem como as cargas, sentiam
diretamente o impacto da trepidação do piso.
Para resolver esse problema foi criado o amortecedor.
O primeiro tipo produzido por August F. Meyer, o fundador da atual Monroe, a
partir de 1926, era bastante rústico. Os primeiros modelos foram amortecedores
de fricção que controlavam o movimento das molas com a ação mecânica de um
cinto.
Chamado no começo como eliminador de vibrações
esses equipamentos, que foram uma grande inovação para a indústria automobilística,
era hidráulico e possuía um pistão vertical interno. Na década de 1930, a
Monroe desenvolveu uma nova tecnologia: o amortecedor de dupla ação. A peça era
composta por duas câmaras, uma de compressão e outra de tração, dividias pelo
pistão e por válvulas calibradas. O pistão era ligado a uma haste altamente
resistente, o que permitia que o amortecedor suportasse grandes impactos.
No início dos anos 1950 a Monroe inovou mais uma
vez e lançou o amortecedor telescópico de dupla ação, que recebeu esse nome por
sua estrutura se assemelhar a um telescópio, com o pistão e a haste dentro de
um tubo de pressão.
A Monroe manteve um ritmo continuo de inovações e
na década de 1960 lançou um novo modelo que se tornou peça original de quase
todos os veículos produzidos. Os amortecedores pressurizados são fabricados com
óleo e gás nitrogênio para evitar a perda de pressão por conta da presença de
bolhas no interior do amortecedor.
O amortecedor é um componente importante que faz
parte do sistema de suspensão do carro. Ele é o responsável por absorver as irregularidades
do solo, para então controlar as oscilações das molas, dando mais estabilidade
aos veículos.
Outra função dos amortecedores é impedir que os
freios fiquem desgastados, quando o carro está fazendo uma curva ou passando por
um local esburacado.
O amortecedor dissipa a energia acumulada nas
molas pela movimentação da suspensão. E não dá nem para imaginar um carro sem
amortecedores. Ele mantém a estabilidade do automóvel e assegura o contato dos
pneus com o solo pelo maior tempo possível, proporcionando maior segurança e
dirigibilidade.
Existem diversos fabricantes de amortecedores. A
Monroe foi a pioneira nesse segmento, com mais de 100 anos de história. Porém a
marca só chegou ao Brasil em 1970. A Nakata é uma marca brasileira que atua há
mais de 60 anos no mercado e exporta seus produtos para mais de 20 países.
A ACDelco é uma subsidiária da General Motors, a GM, empresa norte-americana, e por isso todos os carros produzidos pela GM vem com amortecedores da ACDelco. A Cofap é outra empresa norte-americana com extensa linha e variedades de amortecedores que atua há mais de 60 anos no mercado. A Kayaba é uma empresa japonesa que também fabrica amortecedores, assim como a alemã Blisten.