Folha2

Amortecedores proporcionam mais segurança aos veículos

 


Quando os primeiros automóveis começaram a ser produzidos, no final do Século 19, o amortecedor, item necessário para a segurança, conforto e estabilidade, ainda não existia. A falta de amortecedores trazia diversos problemas: as irregularidades do solo deixavam o automóvel bastante instável, sacolejando e trepidando pelo caminho. O motorista perdia facilmente o controle nas curvas e os pneus furavam constantemente devido ao excesso dos impactos que sofriam.

Desde a época do Império Romano, as rodas das carroças eram rígidas e sem movimento de translação em relação à carroceria. Todos os tripulantes e passageiros sentiam, bem como as cargas, sentiam diretamente o impacto da trepidação do piso.

Para resolver esse problema foi criado o amortecedor. O primeiro tipo produzido por August F. Meyer, o fundador da atual Monroe, a partir de 1926, era bastante rústico. Os primeiros modelos foram amortecedores de fricção que controlavam o movimento das molas com a ação mecânica de um cinto.

Chamado no começo como eliminador de vibrações esses equipamentos, que foram uma grande inovação para a indústria automobilística, era hidráulico e possuía um pistão vertical interno. Na década de 1930, a Monroe desenvolveu uma nova tecnologia: o amortecedor de dupla ação. A peça era composta por duas câmaras, uma de compressão e outra de tração, dividias pelo pistão e por válvulas calibradas. O pistão era ligado a uma haste altamente resistente, o que permitia que o amortecedor suportasse grandes impactos.

No início dos anos 1950 a Monroe inovou mais uma vez e lançou o amortecedor telescópico de dupla ação, que recebeu esse nome por sua estrutura se assemelhar a um telescópio, com o pistão e a haste dentro de um tubo de pressão.

A Monroe manteve um ritmo continuo de inovações e na década de 1960 lançou um novo modelo que se tornou peça original de quase todos os veículos produzidos. Os amortecedores pressurizados são fabricados com óleo e gás nitrogênio para evitar a perda de pressão por conta da presença de bolhas no interior do amortecedor.

O amortecedor é um componente importante que faz parte do sistema de suspensão do carro. Ele é o responsável por absorver as irregularidades do solo, para então controlar as oscilações das molas, dando mais estabilidade aos veículos.

Outra função dos amortecedores é impedir que os freios fiquem desgastados, quando o carro está fazendo uma curva ou passando por um local esburacado.

O amortecedor dissipa a energia acumulada nas molas pela movimentação da suspensão. E não dá nem para imaginar um carro sem amortecedores. Ele mantém a estabilidade do automóvel e assegura o contato dos pneus com o solo pelo maior tempo possível, proporcionando maior segurança e dirigibilidade.

 Marcas



Existem diversos fabricantes de amortecedores. A Monroe foi a pioneira nesse segmento, com mais de 100 anos de história. Porém a marca só chegou ao Brasil em 1970. A Nakata é uma marca brasileira que atua há mais de 60 anos no mercado e exporta seus produtos para mais de 20 países.

A ACDelco é uma subsidiária da General Motors, a GM, empresa norte-americana, e por isso todos os carros produzidos pela GM vem com amortecedores da ACDelco. A Cofap é outra empresa norte-americana com extensa linha e variedades de amortecedores que atua há mais de 60 anos no mercado. A Kayaba é uma empresa japonesa que também fabrica amortecedores, assim como a alemã Blisten.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2