Folha2

Músico brasileiro de Rio Preto faz sucesso na terra do Beatles

 

Luís Albertoni, músico rio-pretense que faz sucesso na terra dos Beatles

O músico rio-pretense Luis Henrique Sant’Ana, de 41 anos, que utiliza o nome artístico de Luis Albertoni,  realiza o sonho de viver de música na terra dos Beatles, em Liverpool, na Inglaterra. Apaixonado por música desde criança, quando seu pai, o médico Aparecido Albertoni, lhe presenteou com um violão, o músico rio-pretense, que é formado em Propaganda e Publicidade pela Unorp, sempre sonhou em viver de música.

Um dia após seu casamento, em 19 de janeiro de 2019, com a fonoaudióloga Priscila Cruvinel Villa, embarcou num avião rumo à Itália para tentar obter a cidade italiana, uma vez que seu avô paterno era italiano. Chegando na Itália os tramites para conseguir a cidadania italiana não foram tão simples como pensava. Acabou demorando quatro meses e nesse período ficou perambulando pelo país tocando pela noite e trabalhando ali e acolá em diversas ocupações. Mas finalmente conseguiu a sonhada cidadania italiana e com o passaporte europeu em mãos, as coisas tornaram-se não fáceis, mas um pouco menos difíceis.

O casal mudou-se para a Inglaterra. Inicialmente estabeleceram-se em Nottingham, cidade de 300 mil habitantes visitada por muitos turistas por ser reconhecida como o berço de Robin Hood. Lá foram trabalhar num depósito de roupas. Em um mês e pouco conseguiu comprar um carro usado, um Nissan Micra, numa cidade distante a cerca de 100 quilômetros. “Aprendi dirigir, na mão inglesa (que é ao contrário da brasileira), na rodovia, ao levar o carro para casa”, lembra Luís.

Depois o casal mudou-se para Derbi, cidade nas margens do rio Derwent, onde nasceu o Davi, filho do casal, que hoje tem dois anos e meio. O casal muda então para Liverpool, cidade com cerca de 450 mil habitantes e mais de 815 anos de fundação. Aproveitando a popularidade dos grupos de rock dos anos 1960, como The Beatles, assim como as galerias de arte, pubs, museus e monumentos, o turismo tornou-se fator significativo na economia de Liverpool.

Luis Albertoni conta que nos primeiros meses pensou até em desistir da música. “Fui de porta em porta pedir para tocar e dei com muitas delas na cara”, lembra. “Comecei a tocar nas ruas e nas praças, o pessoal jogava moedas, mas aquilo não dava para sustentar uma família”. E a situação começou a se complicar depois que nasceu o Davi, primeiro filho do casal que hoje está com 2 anos e meio.

Por sugestão de um amigo, Luís Albertoni gravou um vídeo com músicas de diversos artistas ingleses. E fez uma composição própria, a música Looking For You (“Cercando você”, em português). Começou a disparar pelo Youtube e Instagram até receber convite para se apresentar em um famoso pub inglês, o Scotch Piper, o mais antigo e histórico da cidade. O prédio, que fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Liverpool, data de 1320 e é um dos pontos turísticos da Inglaterra. E quase todos os finais de semana tem o músico rio-pretense Luís Albertoni se apresentando lá com voz e seu violão.

 

Castle Street, uma das principais ruas de Liverpool, vista do balcão da Prefeitura, onde os Beatles foram saudados por uma multidão de fãs ao retornarem para sua terra natal

Liverpool

Para quem viaja à Inglaterra não pode deixar de conhecer Liverpool, famosa por ser a terra onde nasceram os quatro rapazes da banda de rock mais famosa do mundo, The Beatles: John Lennon, Paul MacCartney, George Harrison e Ringo Star. O grupo ganhou fama pelo mundo afora na década de 1960.

O velho clube de jazz, aberto em 1957, acabou se transformando na verdadeira catedral da beatlemania, por ter sido a casa que consagrou a banda em Liverpool e onde o empresário Brian Epstein descobriu o grupo, em novembro de 1961. Lá, os Beatles fizeram 292 apresentações.

Mas nada disso, impediu, no entanto, nem os apaixonados protestos dos fãs, a demolição do Cavern Clube original, em 1973, para a construção de instalações do Merseyrail, o metrô de Liverpool.

A tal estação do metrô naquele lugar jamais saiu da planta e o legendário porão do clube foi reconstruído no mesmo lugar. Dizem que muitos dos tijolos são originais. O clube foi reaberto, com o mesmo nome, em 1984.

Liverpool tem duas catedrais, uma da Igreja Católica tradicional e outra da Igreja Anglicana da Inglaterra. E hoje a cidade também é conhecida por abrigar no pub mais antigo da cidade um brasileiro que dá show com sua voz e violão, cantando e tocando canções de sua própria autoria. Trata-se do rio-pretense Luís Albertoni.

.

Confira clicando aqui neste link abaixo a música "Looking For You", de autoria de Luis Albertoni:

 



Luís Albertoni, o filho Davi no colo, com a esposa Priscila, brasileira, nascida em São José do Rio Preto,  que atua na Inglaterra como fonoaudióloga 

Luís Albertoni no alto de um dos castelos medievais da Inglaterra

Cavern Clube, onde os Beatles se apresentaram pela primeira vez 

Em Liverpool os Beatles são reverendados por toda parte. Existem estátuas dos quatro rapazes espalhadas por vários lugares da cidade

O Scotch Piper como toda casa tem também a sua lareira por causa do rigoroso frio que faz no inverno
 
Fachada do Scotch Piper, o pub mais antigo da Inglaterra. A construção do prédio data de 1320

Luís Albertoni, com seu violão que já viajou por parte dos países europeus é filho do médico Aparecido Albertoni, bastante conhecido nas cidades de Sales e de Sabino

..



.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2