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Grande Loja Maçônica inicia processo de digitalização de documentos

 

Grão-Mestre Jorge Anísio Haddad e Ulisses Brilhante, durante reunião com maçons

O sistema de digitalização de documentos chegou na Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (Glesp), considerada como a maior potência de lojas da América Latina congregando cerca de 800 unidades e mais de 22 mil filiados. Dirigentes de cerca de 100 lojas maçônicas das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto reuniram-se, neste sábado (4), no templo da loja maçônica Doze de Novembro, em São José do Rio Preto, com o grão-mestre Jorge Anísio Haddad e com Ulisses Brilhante, profissional na área de informática e assessor na Glesp, para tratar do assunto.

A digitalização ainda está em fase de teste, mas deverá ser implantada definitivamente até o final de abril em todas as lojas da Glesp. Segundo o grão-mestre, a informatização foi uma promessa de campanha e está chegando um pouco atrasada na instituição, fundada em 1927 e prestes a completar 100 anos. “Entres todas as Grandes Lojas Maçônicas do Brasil, somente a de São Paulo e outras sete que ainda não tem esse sistema digital implantado”, revelou.

O Grande Oriente Paulista (GOP), fundado em 1981, que congrega 304 lojas com cerca de 9.000 maçons, utiliza sistema digital há cerca de 10 anos. O grão-mestre Fernando Fernandes informa que a digitalização ainda não é total. Vem sendo implementada aos poucos. Mas o pouco que está em funcionamento é bastante eficiente.

Na Ordem Demolay, instituição paramaçônica que cuida de meninos entre 12 a 21 anos, o sistema digital funciona desde 2010 e de forma muito eficiente. Com a digitalização todas as informações dos integrantes da ordem, bem como de seus familiares ficam disponíveis para os seus associados.

Sem ocupar espaço na memória

Atas, documentos, correspondências e trabalhos tudo estará armazenado de forma digital num banco de dados nas nuvens, sem ocupar espaço nos computadores e celulares. Além disso o sistema irá facilitar e agilizar de sobremaneira o relacionamento entre as lojas com sua central operacional, evitando gastos com correios e diligências pessoais.

Quando o sistema estiver em operação qualquer integrante da instituição terá na palma da sua mão, pelo celular, ou pelo computador toda a sua situação financeira, de presenças e faltas, bem como será avisado, por exemplo, das datas de aniversários dos seus colegas de ordem. Estará disponível, também, o envio de extratos, boletos com código de barras, QRCode para pagamentos com PIX, bem como relatórios diários, semanais ou mensais. Tudo em tempo real.

Durante a reunião, muitos maçons questionaram e demostraram receios sobre a divulgação dos dados para terceiros. Ulisses Brilhante, que possui mais de 40 anos de experiência no setor de desenvolvimento de projetos para empresas situadas em quatro continentes, tranquilizou garantindo que todas as informações são trabalhadas em regime fechado, ou seja, somente terão acesso aqueles que estiverem cadastrados e autorizados por cada loja.

Muitas outras lojas, potências maçônicas e clubes de serviços, como Rotary e Lions, já utilizam, e faz tempo, sistemas semelhantes de gerenciamento completo e totalmente digital e seguro. O sistema conta com módulos financeiro, de secretaria e de controle especifico de gestão para cada área, de acordo a realidade necessária, além de possuir um website e aplicativo para fácil acesso de todos os integrantes associados.








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