Folha2

Procissão em devoção à Nossa Senhora volta a acontecer no rio Barra Mansa

 

Cerca de 60 embarcações e 500 devotos participaram da procissão  (imagem: reprodução da TV Tem)

Uma procissão de barcos que não acontecia há quase dois anos devido a pandemia do coronavírus voltou a ocorrer neste ano no rio Barra Mansa, em Mendonça. Cerca de 60 embarcações e 500 pessoas participaram neste ano da procissão, que partiu da prainha municipal da cidade em direção a praia de um condomínio fechado, percorrendo um trecho de 14 quilômetros.

A procissão de barcos é tradicional e acontece há quase 30 anos e vem sendo passada de geração em geração. “Quantas pessoas gostariam de estar aqui e não podem?”, explicou o auxiliar de escritório Jorge Luiz da Silva Araújo, acrescentando que se trata de uma procissão para agradecer as graças alcançadas à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O pescador Valter Luís Pavan, que há 24 anos participa da procissão, levou a imagem da santa no barco que ia na frente da esquadra. “Nossa Senhora sempre protegeu a mim e a minha a família”, destacou. O neto dele, João Pedro Pavan Teixeira, disse que pretende prosseguir com a tradição da família quando seu avô vier a faltar.

Diversos tipos de embarcações participaram da procissão, desde pequenos barcos enfeitados, jet-skis e até um caiaque levando o nome de Nossa Senhora Aparecida. O personal trainer Vinicius Ferrari, que pilotava o caiaque, revelou que a participação foi uma promessa feita ao pai, falecido 14 anos atrás. “Enquanto Deus me der saúde eu vou continuar participando dessa procissão”, afirmou. “É um esforço grande. Mas toda fé supera qualquer esforço”.

A comerciante Sandra Noeli Zoila destacou que a procissão se torna uma festa bonita e numa grande atração turística para a região. Para o aposentado Valdeir Barbin, “a procissão de barcos em homenagem à Nossa Senhora Aparecida é a coisa mais linda do mundo”. A imagem da santa foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul em 1717.

O personal trainer Vinicius Ferrari fez o trajeto de 14 km com caiaque

Jornalista Thiago Vasconcelos, da TV TEM, durante cobertura da procissão


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2