Colaboradora do Hospital de Base durante atendimento ao paciente na instituição
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o “Dia Mundial da Segurança do Paciente”. O propósito da data é mobilizar profissionais de saúde e pacientes sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. A Funfarme, que tem como propósito de cuidar de pessoas em todo o seu ciclo de vida, preparou uma série de ações em comemoração ao “Setembro Laranja”. Ao longo do mês serão realizadas orientações sobre a segurança e também atividades lúdicas.
O tema da campanha de 2022 é a “Medicação sem Danos”. "A temática deste ano é de grande importância, pois estudos da OMS apontam que cerca de 10% dos pacientes internados podem sofrer algum tipo de evento adverso em decorrência de uma medicação ministrada de forma incorreta. Por isso, na Funfarme, realizamos treinamentos constantes com as nossas equipes. Por meio de campanhas de conscientização ou treinamentos, a Fundação busca sempre atualizar os protocolos de segurança e o aperfeiçoamento dos processos com objetivo único, a segurança do paciente", explica a enfermeira Luana Femina, do Setor de Qualidade do Hospital de Base.
Entre inúmeras atividades preventivas, a Fundação adotou o procedimento de “dupla checagem” quando é necessário a utilização de medicamentos de alta vigilância. “São tratamentos que necessitam de medicações que pode provocar danos significativos aos pacientes se não for ministrada de forma correta. Como protocolo, adotamos a dupla checagem. Um profissional prepara a medicação e, antes de aplicada, outro colaborador faz a checagem de nome, quantidade e a medicação. Somente após a segunda analise, a droga é ministrada ao paciente”, diz Luana.
Na Funfarme também existe o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), serviço composto por uma equipe multidisciplinar capacitada que desenvolve a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde. Os procedimentos, processos e protocolos criados no Hospital de Base são compartilhados também com as outras instituições do Departamento Regional de Saúde (DRS) XV.
Ações Lúdicas
Além de treinamentos constantes dos colaboradores, a Funfarme também busca ações lúdicas que contribuem na memorização dos procedimentos. Durante o “Setembro Laranja” serão realizadas atividades com colaboradores e pacientes reforçar o compromisso com a campanha.
Quiz de perguntas verdadeiras ou falsas envolvendo as medicações serão entregues aos colaborares. Já pacientes e acompanhantes receberão folhetos de orientações da OMS sobre cuidados e a necessidade de conhecer as mediações.