Folha2

Vereadores aprovam curso de primeiros-socorros para todas escolas de Mendonça

 

 

Projeto de Hericson de Carvalho Lino propõe curso de primeiros-socorros em todas as escolas da cidade de Mendonça

A Câmara de Vereadores de Mendonça aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do vereador Hericson de Carvalho Lino (PP) que obriga o curso de capacitação de primeiros socorros aos professores e funcionários de todas as escolas e creches no município. O curso deverá ser fornecido com competências técnicas e teóricas com o objetivo de minimizar eventuais sofrimentos e gravidades das lesões das vítimas de acidente ou mal súbito, preservando as condições vitais até que seja providenciado serviço médico especializado

 O projeto aprovado prevê sanções que vão desde advertência à cassação do alvará de funcionamento para empresas privadas e no caso de servidor público ficará impedido de ser contratado e de se manter no emprego. Os cursos de capacitação e atendimento aos primeiros socorros, segundo o documento, deverão ser ministrados de forma gratuita aos funcionários por profissionais contratados.

Hericson, que é o atual presidente da Câmara e por 11 meses esteve interinamente à frente do Poder Executivo, justifica que a proposta tem como objetivo capacitar pessoas em todos os locais para atendimento dos primeiros socorros. “É incontestável o fato de que acidentes podem acontecer a qualquer momento, principalmente em ambientes de grande circulação ou aglomeração de pessoas”. Ele diz que certos locais, como as escolas, tornam-se propício para vários tipos acidentes, desde pequenas gravidades como aqueles que requerem uma intervenção imediata de profissional para dar um primeiro atendimento.

Todas as escolas devem, segundo o vereador, ter equipes treinadas para assegurar aos alunos, professores e funcionários, a imediata prestação de auxílio básico em caos de acidentes, tipo queimaduras, ferimentos provocados por queda, descargas elétricas, afogamentos, paradas cardíacas, respiratórias, entre outros. “As estatísticas mostram que mortes podem ser evitadas diante da imediata prestação correta dos primeiros socorros. A capacitação de todos se faz necessária para que não haja negligência ou descuido diante de um fato grave”, escreveu Hericson, na justificativa de seu projeto de lei. O projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Juliano Oliveira (PSDB) para entrar em vigor.

.

Em caso de alguém ter um mal súbito as pessoas ao redor precisam saber o que fazer e como fazer para acudir a vítima

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2