Folha2

Gerente de banco alerta para o golpe das falsas mensagens

 

Hoje em dia tem que ficar esperto com as mensagens recebidas no celular

A gerente de relacionamento do Itaú, Juliana Neves de Oliveira, alerta que tem pessoas se passando por funcionários do banco para tentar aplicar golpes nos clientes. Segundo a gerente, que já recebeu inúmeras reclamações, essas pessoas ligam ou enviam avisos por SMS ou mesmo por aplicativos de troca de mensagens, como o Whatsapp ou Telegram, para informar que está confirmado, por exemplo, agendamento de pix, transferência ou pagamento de boleto feito com sucesso.

Nos avisos enviados para os clientes indicam inclusive o valor a ser debitado na conta e pede que liguem no número informado caso não tenha feito a movimentação. No desespero de tentar corrigir e solucionar aquele problema, os clientes acabam ligando para o número fornecido na mensagem.

Acontece que trata-se de um número falso, que não é do banco. Ao ligar, um sistema ilícito automaticamente identifica o número do cliente e retorna a ligação fazendo com que o número da central do banco apareça na identificador de chamadas, fazendo a pessoa acreditar que trata-se de uma ligação do banco. Assim, acreditando que está falando realmente com algum funcionário do Itaú, a pessoa é induzida a realizar pix, fazer transferência e fornecer seus dados para resolver o problema.

A gerente do Itaú aconselha sempre as pessoas desconfiarem desse tipo de ligações. E mais a gerente informa que quando o banco realmente liga não pede, em nenhum momento, para que se faça transferências e nem pede senha e dados pessoais. Na dúvida é melhor comparecer pessoalmente na agência do banco..

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2