Hoje em dia tem que ficar esperto com as mensagens recebidas no celular
A
gerente de relacionamento do Itaú, Juliana Neves de Oliveira, alerta que tem pessoas
se passando por funcionários do banco para tentar aplicar golpes nos clientes.
Segundo a gerente, que já recebeu inúmeras reclamações, essas pessoas ligam ou
enviam avisos por SMS ou mesmo por aplicativos de troca de mensagens, como o
Whatsapp ou Telegram, para informar que está confirmado, por exemplo,
agendamento de pix, transferência ou pagamento de boleto feito com sucesso.
Nos
avisos enviados para os clientes indicam inclusive o valor a ser debitado na
conta e pede que liguem no número informado caso não tenha feito a
movimentação. No desespero de tentar corrigir e solucionar aquele problema, os
clientes acabam ligando para o número fornecido na mensagem.
Acontece
que trata-se de um número falso, que não é do banco. Ao ligar, um sistema
ilícito automaticamente identifica o número do cliente e retorna a ligação fazendo
com que o número da central do banco apareça na identificador de chamadas,
fazendo a pessoa acreditar que trata-se de uma ligação do banco. Assim,
acreditando que está falando realmente com algum funcionário do Itaú, a pessoa
é induzida a realizar pix, fazer transferência e fornecer seus dados para
resolver o problema.
A
gerente do Itaú aconselha sempre as pessoas desconfiarem desse tipo de
ligações. E mais a gerente informa que quando o banco realmente liga não pede,
em nenhum momento, para que se faça transferências e nem pede senha e dados
pessoais. Na dúvida é melhor comparecer pessoalmente na agência do banco..