Folha2

Potirendaba mantém tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentais

Ruas de Potirendaba amanheceram enfeitadas para a procissão que acontece nesta quinta-feira, a partir das 17 horas


Boa parte das ruas da área central da cidade de Potirendaba, a 30 quilômetros de São José do Rio Preto, amanheceram enfeitadas por ocasião das comemorações de Corpus Christi. A cidade é uma das poucas da região que mantém a tradição de enfeitar as ruas com um imenso tapete decorado com temas sagrados e referentes à paz e ao catolicismo.

Independentemente de religião, a beleza dos tapetes enfeitados pelas principais ruas da área central de Potirendaba se torna uma atração turística para inúmeros moradores de cidades vizinhas. Durante toda a semana, as Coordenadorias de Cultura e de Obras da prefeitura ajudaram no preparativo de cerca de 8 toneladas dos materiais utilizados para a decoração dos tapetes. 

Entre os materiais utilizados estão vidro moído, pó de serra, raspas de pneus, palha de arroz, pó de café, argila que dão um colorido atraente e diferente para os enfeites. Cerca de 300 voluntários passaram a noite acordados produzindo os tapetes que enfeitam as ruas.

Mantendo a tradição são quase um quilômetro de ruas enfeitadas para a procissão de Corpus Christi, que se dá em torno da igreja matriz da cidade, a paróquia Senhor Bom Jesus. A procissão acontece a partir das 17 horas. 

A prática da confecção do tapete ornamental nas ruas para a passagem da procissão começou no Século 12 e foi trazida ao Brasil pelos portugueses. De acordo com a Igreja Católica, o simbolismo dos tapetes estendidos é uma representação da grandeza de Jesus Cristo para os fiéis. Há cerca de 2000 anos, quando Cristo entrou em Jerusalém, o povo estendeu um tapete de flores e ramos de árvores para ele passar..

Confira abaixo, nas fotos, cedidas pela assessoria de imprensa da prefeitura de Potirendaba, um pouco da beleza dos tapetes ornamentais:

.






















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2