Folha2

Lions e Clube das Acácias fazem doações de roupas para o Instituto dos Cegos

 

 

Equipe do Lions e do Clube das Acácias são recepcionados por Romiro e pela sua esposa Maria no Instituto dos Cegos

O Clube das Acácias da loja maçônica “Aprendizes do III Milênio” em parceria com o Lions Centro, de São José do Rio Preto, participou hoje da doação de roupas novas e usadas para o Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores (IRCT). As roupas doadas foram recebidas pelo gerente administrativo do instituto Pedro Romiro da Silva e sua esposa Maria e passarão agora por um processo de selecionamento e classificação. As de melhores estado serão disponibilizadas na boutique, a famosa lojinha do instituto para serem revendidas. As demais serão doadas para famílias dos frequentadores do local.

Romiro, que há mais de 30 anos está na frente da direção do IRCT, explicou que toda e qualquer tipo de ajuda é muito bem recebida por todos no local. Ele informou que as despesas da instituição são bastante elevadas para manter tudo em funcionamento. As despesas mensais, incluindo folha de pagamento e manutenção, giram em torno de R$ 130 mil.

Fundado em 1948, o instituto teve o Lions Clube, durante os primeiros anos, como instituição mantenedora do local. O instituto atende diariamente cerca de 300 pessoas com deficiência visual que vem de São José do Rio Preto e de outras cidades da região.

“Somos a única entidade para cegos nesta região”, ressalta Romiro, ao explicar que as lojas maçônicas de São José do Rio Preto se unem para ajudar a administrar o instituto. Existe inclusive uma espécie de rodízio na presidência, sendo cada ano o presidente oriundo de uma das lojas maçônicas do município. Neste ano o presidente é o advogado Claudionor Ziroldo, da loja maçônica “Luz do Universo”.

A entidade oferece apoio social, psicológico, terapêutico e pedagogo aos deficientes e às famílias. Um dos principais trabalhos do IRCT é a inclusão social, com ofertas de serviços que visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Entre os serviços ofertados estão cursos e oficinas de artesanato, informática adaptada, alfabetização em braile, oficinas esportivas, orientação e mobilidade, oficina de panificação, de música e de atividades da vida diária.

O Instituto dos Cegos será uma das entidades filantrópicas, assim como o Lions Clube, que estará participando nos dias 1, 2 e 3 de junho da Feira Solidária no Riopreto Shopping Center. “Nesta feira além da mostra de alguns produtos produzidos pelos nossos alunos estaremos comercializando vouchers para a Pizza Solidária”, adianta Romiro.

Participaram da entrega das roupas ao instituto a primeira-dama e presidente do Clube das Acácias, Rosana Escobar da Silva, juntamente com o marido Paulo César da Silva, venerável da loja maçônica “Aprendizes do III Milênio”, Vilma Tomaz de Carvalho (da Hidraurio – Materiais de Construção), Elisa Graton e o jornalista Nelson Gonçalves.

Grande quantidade de roupas e sapatos são doadas para o Instituto dos Cegos




Alunos com deficiência visual recebem reforço escolar no instituto

Alunos tem aulas de informática com computadores adaptados para deficientes visuais

Fachada do dos Instituto dos Cegos  onde funciona o Centro de reabilitação Visual



Alunos deficientes aprendem como andar com bengala apropriada para cegos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2