Folha2

Lagoa do bairro Airuoca será recuperada pela prefeitura e Estado

Lagoa no bairro da Aituoca será recuperada com recursos de um programa inédito e pioneiro no Estado de São Paulo


 No bairro da Airuoca, em Mendonça, a prefeitura desenvolve, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado um projeto simples, inédito e eficiente para recuperar a antiga lagoa Iroca. A iniciativa vai restaurar o espelho d’água da lagoa que se estende por aproximadamente 13 hectares pelo bairro da Airuoca, cuja ocupação do local se deu em meados de 1920.

Durante muitos anos as águas da lagoa serviram como água potável, para lavar louças e roupas, para a produção de tijolos, além de importante fonte de alimento, pois, possibilitava a pesca e a caça. Entretanto a lagoa, de uns anos para cá, secou quase por completo. 

Alegria para os moradores

José Carlos Bonfanti vive no bairro daa Airuoca desde quando nasceu há 67 anos 


A notícia da recuperação da lagoa deixou os moradores locais eufóricos. A maioria dos moradores do bairro é constituída pelas famílias Bonfanti, Zambione e Rizzo. O agricultor José Carlos Bonfanti, de 67 anos, conta que tem o privilégio de ter a lagoa banhando parte de sua propriedade, uma bela chácara que faz frente para a estrada principal do bairro.

Foi o avô de José Carlos, Luciano Bonfanti, quem construiu a capela do bairro, em homenagem a São Sebastião, em cujo entorno se formou todo o vilarejo. Antônio Gobi, 78 anos, afirma que gosta muito de pescar e que não vê a hora de poder voltar ver a lagoa repleta de água. 

Arnaldo Parra mora em Adolfo, mas não sai do bairro da Airuoca


A primeira cidade do programa

Essa foto aérea mostra como ficou a real situação da lagoa no bairro da Airuoca. Agora a prefeitura, junto com o Governo do Estado, vai recuperar as nascentes dessa lagoa para que ela volte a fornecer peixes


O prefeito Juliano Oliveira (PSDB) conta que Mendonça foi a primeira de 14 municípios paulistas contemplados com verbas do programa Refloresta São Paulo. “Na verdade, foi até coincidência, pois já estávamos com o projeto pronto para recuperar essa lagoa quando soubemos desse programa. Se inscrevemos no último dia e já fomos chamados para assinar o convênio”. O Governo do Estado  irá disponibilizar  R$ 266 mil para plantios de árvores e ações voltadas à proteção, conservação e à restauração da vegetação nativa e de fomento para a geração de ecossistemas. 

O projeto, que tem autorização dos órgãos ambientais, está sendo executado em caráter experimental e será pioneiro no interior paulista. Ao redor da antiga lagoa deverá ser implantada a técnica de plantio com pelo menos 1.858 mudas de árvores de espécies nativas da região. As árvores serão plantadas com espaçamento de pelo menos dois metros de distância uma da outra, com adubação verde e plantas agrícolas como feijão-guandú, abóbora e melância, visando melhorar a qualidade de vida do solo. Além disso, o projeto irá proporcionar areação, descompactação do solo, infiltração dos raios solares com aumento do teor de fitomassa e atividades biológicas, como nutrientes, sombreamento, controle de pragas e ervas daninhas para a completa restauração ecológica da área.

A regeneração natural se dará por coberturas de gramíceas, agrupamentos arbóreos e introdução de diferentes espécies de plantas para enriquecimento do solo. A prefeitura pretende também cercar a área para evitar degradações. Em toda extensão, ao redor da lagoa, serão instaladas cerca de arame farpado para garantir o isolamento da área até a completa recuperação da lagoa. 

De acordo com o projeto até os dias do plantio das árvores está pré-agendado para após os dias chuvosos. No ato do plantio, as mudas deverão ser retiradas cuidadosamente dos recipientes, evitando o “destorroamento”. A muda deverá ser coloca n cova de maneira que o colo da muda fique no mesmo nível da superfície do terreno ou pouco abaixo. Em seguida será colocado o gel e adubo, cobertos com pequena camada de terra para protege-lo de evaporação. 

Para cada muda haverá um tutor, que ficará encarregado de escorar e cuidar de sua manutenção, observando a condução do seu desenvolvimento correto. Cinco dias após o plantio inicia-se o processo de irrigação com o cronograma previsto para 12 adubações foliares, com a formulação recomendada para cada espécie. 

Uso de EPIs

Durante todas as operações executadas para plantio e manutenção das áreas, todos os trabalhadores no local deverão fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como óculos protetor ou viseira, perneira, bota de bico reforçado, protetor auricular, vestimenta hidro-repelente (macacão, calça, jaleco, toca árabe) para aplicação de veneno e herbicidas, mascaras respiratória, luvas, protetor solar e botas (própria para aplicação de veneno).

Amizade antiga

Durante a assinatura do convênio, com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, o prefeito Juliano destacou a importância de uma antiga amizade. Juliano lembrou que logo após se formar em Engenharia foi estagiar na empresa Etemp, que construía casas para a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), e Marcos Penido era o presidente da empresa. “Nos encontramos por várias vezes em algumas obras”, lembrou o prefeito Juliano.

Prefeitura de Mendonça se preocupa com o meio ambiente e quer recuperar lagoa e áreas devastadas com o plantio de árvores

O pouco que sobrou da antiga lagoa da Arioca vai ser recuperada pela prefeitura

O Brasil perdeu em 2021 o equivalente a metade do Estado do Sergipe em florestas por falta de atenção com o meio ambiente

O prefeito Juliano Oliveira tem enorme preocupação com o meio ambiente

Mostrando que é ambientalista por natureza, prefeito Juliano não mede esforços para recuperar áreas devastadas no município

Anuncio da recuperação da lagoa é festejada pelos moradores do bairro Airuoca

O bairro da Airuoca é conhecido em toda região pela fama de realizar uma das melhores e mais tradicionais festas juninas do interior paulista

Além de recuperar a lagoa, a prefeitura fará o replantio de árvores nativas

Preocupação do prefeito de Mendonça com o meio ambiente merece aplausos dos moradores da região

Projeto para recuperação da lagoa é pioneiro no Estado de São Paulo

Recuperação da lagoa da Airuoca servirá de protótipo para outros projetos no Estado todo



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2