Folha2

Grão-Mestre participa da sagração de dois templos e da cerimonia de lançamento da pedra fundamental

 

O Grão-Mestre João Xavier recebe exemplar do livro "Nossa História, a Gente Escreve" das mãos do Venerável Paulo César da Silva, ao lado do delegado regional da GLESP, Juca Castro



O Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP), João José Xavier, esteve sábado na região para participar de diversas atividades. Considerado como hóspede oficial do município de São José do Rio Preto, Xavier participou, na sexta-feira, da instalação da pedra fundamental de uma loja maçônica na cidade de Cedral, e de uma cerimônia na loja maçônica São João da Escócia, em Mirassol. No sábado participou da sagração de dois templos maçônicos em São José do Rio Preto.

Na parte da manhã do sábado o Grão-Mestre realizou a sagração do templo “Élcio Finato” para a loja maçônica “Cinco de Setembro”. A noite participou da cerimônia de sagração do templo “Aprendizes do III Milênio” quando prestou homenagem aos fundadores da loja Moacir Alves Borges, José Pereira Rufino e Alexandre Schiavinatto. Durante a cerimônia também foi homenageado Mauro César Marques, que foi um dos quatro veneráveis que deram continuidade as obras do templo, iniciadas em 2019.

Após a cerimônia foi exibido a todos os presentes vídeos com mensagens gravadas do prefeito Edinho Araújo, do presidente da Câmara, vereador Pedro Roberto Gomes, de três ex-governadores e do atual governador do Distrito LC-6 do Lions Clube Internacional. Luiz Antônio Chiqueto lembrou quando assumiu como governador o clube tinha acabado de fazer parceria com a loja maçônica “Aprendizes do III Milênio”. Sérgio Davi lembrou ter dado total apoio durante sua gestão como governador porque conhece os princípios da Maçonaria. A ex-governadora Cidinha Destito, que participou do lançamento da pedra fundamental, disse estar emocionada com a conclusão do templo e lembrou da frase de que “sonho quando se sonha só é apenas um sonho, mas quando se sonha juntos se torna realidade”.

O presidente da Câmara, Pedro Roberto, destacou a importância da Maçonaria e do Lions Clube para a comunidade rio-pretense. “Tenho, como presidente da Câmara, acompanhado de perto as atividades desenvolvidas e só tenho que parabenizar a todos”, afirmou.

O prefeito Edinho Araújo destacou, em sua mensagem, que a Maçonaria esteve presente desde a emancipação do município. “Os dez primeiros prefeitos e quase toda a totalidade dos vereadores que compuseram as primeiras legislaturas da Câmara pertenciam à ordem”, destacou Edinho. “Além disso a Maçonaria teve papel importante na construção instalação da Santa Casa, da Faculdade de Medicina e hoje administra com muita competência a Fulbeas e o Instituto dos Cegos”.

A obra construída pela loja “Aprendizes do III Milênio “ é o sétimo templo maçônico construído na cidade, onde funcionam 23 lojas maçônicas. Demorou três anos e meio para ser concluído e precisou de esforços de diversos voluntários. Após a cerimônia de sagração foi realizado o lançamento do livro "Nossa História, a Gente Escreve", do jornalista Nelson Gonçalves, que relata um pouco sobre os 23 anos de existência da Loja "Aprendizes do III Milênio" e os quase 70 anos do Lions Clube Centro de São José do Rio Preto.

O venerável Paulo César exibe mini-estandarte que recebeu da Grande Loja

Grão-Mestre entrega placa comemorativa à sagração do templo da loja "Aprendizes do III Milênio"

Venerável Paulo César exibe réplica da fachada do templo da Grande Loja

Médico Moacir Borges, fundador da loja, foi homenageado

Grão-Mestre faz a leitura de cartão que recebeu de homenagem da Loja

Mauro César Marques, ex-venerável e presidente do Lions, se emociona ao ser homenageado pelo Grão-Mestre João Xavier

Flávio Rufino e Alexandre Schiavinatto também foram homenageados pelo Grão-Mestre por serem fundadores da Loja "Aprendizes do III Milênio"

Claudecir de Assis Gonçalves ao lado da placa da pedra fundamental, onde consta seu nome como dirigente regional do Lions


Maria Helena e Moacir Alves Borges, fundador da Loja, homenageado com uma placa ofertada pela Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo

Grão-Mestre João Xavier entrega placa para o venerável da Loja Cinco de Setembro

Moacir Alves Borges, Juca Castro, Grão-Mestre João Xavier, venerável Paulo César, Esmeraldo Ferrato e Norival Alves Tosta, durante o descerramento da placa inaugural do templo da Loja "Aprendizes do III Milênio"




Grão-Mestre João Xavier presente no lançamento da pedra fundamental para a construção do templo da loja Mestre do Cedro, em Cedral

Osmar Agostinho e Juca Castro observam o Grão Mestre João Xavier entregar mini-estandarte ao venerável da loja "Cinco de Setembro"



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2