Empresário Júnior Mauad conserta brinquedos para doar às crianças carentes
“Existe um lugar encantando em que a magia atende pelo nome de solidariedade”. Assim o jornalista Marival Correia, um dos mais brilhantes profissionais do jornalismo rio-pretense, definiu, numa matéria escrita por ele em 2018, o barracão do empresário Junior Mauad, localizado nos fundos de uma chácara no bairro Quinta das Palmeiras em Cedral, que há quase uma década recupera brinquedos quebrados e os transformam novinhos em folha para a alegria das crianças.
O barracão funciona como se fosse uma espécie de "hospital dos brinquedos". Muitos carrinhos, bicicletas e caminhõezinhos chegam ali "adoentados" e sem condições de rodar. As bonecas aparecem bem “brincadas” com cabelos estragados, às vezes rabiscadas e até sem roupas. Mas aí passam pelas mãos habilidosas de quase 30 voluntários, gente que gosta do que faz.
![]() |
Júnior Mauad explica que não tem preço que paga pelo sorriso de uma criança |
Os brinquedos ganham banho, peças faltantes são repostas, ganham tratamento de beleza, pintura e roupagem nova. Tudo feito com muito cuidado e carinho. E ai acontece a transformação mágica como bem assinalou o jornalista Marival Correia em sua matéria, publicada em 2018 no jornal “Diário da Região”.
Junior conta que é voluntário do Projeto “Xô Dodói” que todas as semanas visitava o Hospital da Criança, com objetivo de animar os pequenos pacientes no processo de recuperação. Daí um dia ele a esposa, a professora Ana Paula Sisti Mauad, tiveram a ideia de pedir brinquedos usados aos amigos para doar as crianças. As doações surgiram e não pararam mais. Como 99% dos brinquedos doados vinham com algum defeito, Junior convidou alguns amigos para ajudar no conserto das peças recebidas.
![]() |
As bonecas depois de recuperadas ganham modelos exclusivos e ficam cheirando como se fossem novinhas |
Para se ter ideia do volume recebido e doado só neste ano foram recebidos cerca de 8 mil brinquedos. Assim que chegam no barracão é feita a triagem. São limpos e passam pelas mãos habilidosas dos “médicos dos brinquedos”. A costureira Angela Schiavetto é uma delas. Ela que cuida da transformação mágica das bonecas, que ganham modelos exclusivos, com puro capricho e dedicação de quem tem mãos de fada e coração de anjo.
O tratamento nos brinquedos acontece durante o ano inteiro. E todos os brinquedos recebidos como doação são dados para crianças carentes. Nessa época próximo do Natal o “plantão hospitalar” é aumentado, porque é justamente o período em que as crianças mais esperam pelos brinquedos.
![]() |
Bicicletas recuperadas ganham pintura nova, novo banco de assento e até pneus novos |
Para Júnior, não existe maior satisfação para ele e os voluntários que atuam no projeto, denominado de Ioiô, porque o ioiô, para quem não sabe, é um dos mais antigos brinquedos existentes no mundo e faz lembrar o projeto social desses voluntários de Cedral. Ele vai e volta para as mãos de quem o lança no chão. Assim são brinquedos que chegam ao Projeto. São doados. E doados novamente para as mãos de crianças carentes. O ioiô é constituído por dois discos, geralmente de plástico, madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se um cordão. Jogando-o em direção ao chão, com o impulso ele sobe e a corda se enrola novamente.
Interessados em fazer doações e colaborar com o Projeto Ioiô pode entrar em contato com o Júnior pelo celular (17) 99716-0338.
![]() |
Somente neste ano o barracão recebeu cerca de 8 mil brinquedos para serem recuperados e doados |
![]() |
As bonecas ganham atenção especial das mulheres voluntárias que fazem questão de recuperar todos os detalhes |
![]() |
As doações chegam quase todos os dias e vão para a triagem onde são separados |
![]() |
Ana Paula, assim como o marido, se encantou com a proposta de recuperar milhares de brinquedos de forma bastante organizada |
![]() |
A fábrica de recuperação funciona como se fosse um "hospital dos brinquedos", que saem de lá totalmente recuperados como se fossem novos |