Folha2

Abraji abre inscrições para o Congresso de Jornalismo Investigativo

 

Chamada postada nas redes sociais sobre o 15º Congresso da Abraji

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) abriu inscrições para o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Em razão das crises sanitária e econômica, pela primeira vez o encontro será virtual, com a possibilidade de inscrição gratuita. Os participantes serão convidados a doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da Abraji.

O encontro, que no ano passado reuniu 1.200 jornalistas, será entre os dias 11 e 12 de setembro, e contará com dois eventos paralelos: o 7º Seminário de Pesquisa, no dia 10, que discutirá pesquisas acadêmicas sobre jornalismo investigativo, e o 2º Domingo de Dados, no dia 13, maratona de cursos de jornalismo de dados.

As inscrições para esses eventos paralelos, que contam com participantes internacionais, serão abertas nesta semana.

“O Congresso de 2020 foi um dos mais desafiadores para a organização, tanto pela mudança para a plataforma online quanto pela quantidade de temas urgentes a serem abordados”, destaca Marcelo Trasel, presidente da Abraji. “Estamos convictos de que as atividades previstas vãoajudar os jornalistas brasileiros a navegar um pouco melhor por esse período de incertezas. Também estamos animados com a possibilidade de o Congresso Virtual permitir a participação de muitos estudantes e repórteres de todo o Brasil e até mesmo de outros países de língua portuguesa”.

O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo conta com apoio de divulgação da Folha do Povo, do Portal dos Jornalistas e do Jornalistas & Cia.

O evento

 Realizado anualmente desde 2002, o Congresso da Abraji é um dos mais importantes do jornalismo brasileiro. O jornalista Nelson Gonçalves, editor-chefe da Folha do Povo, participou do primeiro congresso realizado em 2002 no Rio de Janeiro. E já confirmou sua participação no congresso desse ano. “É um evento que reúne os maiores nomes do jornalismo investigativo brasileiro e com os quais só temos a aprender”.

Gonçalves, que na época estava à frente da Delegacia Regional do Sindicato dos Jornalistas em Rio Preto, lembra que o evento em 2002 teve na coordenação dos trabalhos, Marcelo Beraba, que promoveu o encontro em 31 de agosto daquele ano em resposta ao assassinato do jornalista Tim Lopes, sequestrado e torturado no Complexo do Alemão três meses antes. Na época também participou do encontro Fred Ghedini, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, e Paulo Canabrava Filho, presidente da Associação dos Direitos Autorais dos Jornalistas.

Convidados

Para este ano estão confirmadas as participações de ao menos 15 convidados internacionais para os dois dias do congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times e especialista em cobrir questões raciais e que lançou projeto pioneiro que fez revisão na história da escravidão nos Estados Unidos.

Entre palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor do livro “Como Funciona o Facismo”; Craig Silvermam, do Buzz Feed do Canadá, um dos maiores especialistas em desmentir desinformações; Neena Kapur, especialista do New York Times em doxing (exposição de dados pessoais na internet); Cécile Pieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde de Paris; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute; e Jeff Jarvis, diretor do Tow Knight for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor do  livro “O Que o Google Faria?”.

A Abraji atendeu a pedidos dos associados participantes de outros congressos e ampliou a diversidade de veículos e regiões, dando destaque aos modelos colaborativos e especializados em temáticas próprias. As sessões também levaram em conta questões de raça e gênero.

Entre os jornalistas que atuam em grandes veículos brasileiros estão Maiá Menezes, Sônia Bridi, Fernando Rodrigues, Flávia Lima, Renato Aroeira, Eugênio Bucci e Patrícia Campos Mello.

Em 2020, a Abraji manteve os cinco eixos tradicionais do Congresso (trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática).

No Congresso realizado no ano passado, a jornalista Mirian Leitão, da CBN, foi uma das convidadas

Jornalistas presentes no 14º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2