![]() |
| Brasilino e a esposa Lenise são de Olímpia e terão papel importante no Distrito 4480 do Rotary |
Nelson Gonçalves, especial para a Folha2
O empresário Brasilino Alves Garcia Neto será empossado neste domingo, dia 28, como novo governador do Distrito 4480 do Rotary Internacional para o ano rotário 2026-2027. Associado ao Rotary Club de Olímpia – Integração, ele terá ao seu lado a esposa, Lenise Bruniera Peroni, na missão de coordenar e fortalecer as ações desenvolvidas pelos 61 clubes rotários distribuídos em 40 municípios do interior paulista.
A cerimônia de posse será realizada em Olímpia, seguida de almoço festivo no Olympu's Buffet Eventos. Na ocasião, o atual governador distrital, Lelo Maset, do Rotary Club de Monte Aprazível, fará oficialmente a transmissão do cargo ao sucessor.
A posse de Brasilino ganha um significado especial por coincidir com as comemorações dos 50 anos do redistritamento do Distrito 4480, ocorrido em 1976, quando houve a reorganização administrativa dos clubes rotários para proporcionar maior equilíbrio na gestão e ampliar o suporte às unidades locais.
O momento também resgata um importante capítulo da história do Rotary na região. No primeiro ano após o redistritamento, em 1977, o governador do Distrito 4480 também era um rotariano de Olímpia: Francisco Figueiredo Filho, integrante do Rotary Club de Olímpia. Cinco décadas depois, a cidade volta a ocupar o mais alto cargo da estrutura distrital, reforçando sua tradição e protagonismo no movimento rotário.
Durante seu mandato, Brasilino Alves Garcia Neto terá como principal missão incentivar o fortalecimento dos clubes, ampliar o quadro associativo, estimular projetos humanitários e promover os valores do Rotary, que tem como lema internacional "Dar de Si Antes de Pensar em Si". Sua gestão abrangerá dezenas de comunidades do interior paulista, apoiando iniciativas voltadas à educação, saúde, desenvolvimento comunitário, juventude e promoção da paz.
