Folha2

Bloco Nada Igual leva diversidade às ruas no maior Carnaval Inclusivo de Rio Preto


Bloco Nada Igual, do Instituto Lucy Montoro, realiza a 5ª edição nesta sexta-feira (13).

 A alegria vai tomar conta das ruas no entorno do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, de São José do Rio Preto, no próximo dia 13/02 com a realização da 5ª edição do Carnaval Inclusivo com o Bloco do Nada Igual formado por pacientes e colaboradores. A festa tem início às 8h, com uma equipe de beleza dedicada a preparar os foliões com tranças, penteados criativos e personalizações de adereços para pacientes, acompanhantes e colaboradores. O objetivo é garantir que todos entrem no clima da folia com muito brilho e autoestima antes mesmo do primeiro acorde da música.

A concentração atinge seu ponto alto às 9h com a saída do trio elétrico da frente da unidade do Lucy Montoro. O comando da animação fica por conta da banda Visão do Coração, formada por integrantes do Instituto dos Cegos de Rio Preto, que promete embalar o público com os grandes sucessos do carnaval. O percurso fará o contorno do instituto e seguirá em direção à sede da APAE, onde os participantes serão recepcionados com uma grande festa de boas-vindas. No local, a banda da própria instituição aguarda os foliões com um cardápio especial de lanches, água e refrigerante para repor as energias de todos os presentes.

Instituições inclusivas

O evento é um grande exemplo de união entre instituições que trabalham em prol da acessibilidade e da inclusão na cidade. Além do Lucy Montoro e da APAE, participam da celebração a Renascer, o Instituto dos Cegos, a Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD), clínicas particulares e a Secretaria da Pessoa com Deficiência. A estimativa de público é 300 pessoas, transformando o entorno do complexo hospitalar em um verdadeiro corredor da alegria onde as limitações físicas dão lugar ao ritmo e à convivência social.

Para a diretora do instituto e médica fisiatra, Dra. Regina Chueire, o carnaval também funciona como uma importante ferramenta terapêutica. “A música e os movimentos corporais estimulam diretamente a coordenação motora, o equilíbrio e a mobilidade dos pacientes em reabilitação. Além dos benefícios físicos, o envolvimento em atividades lúdicas e coletivas favorece a liberação de emoções positivas, reduz o estresse e fortalece a autonomia dos participantes. Assim, o Carnaval Inclusivo se firma não apenas como um momento de festa, mas como um passo valioso no processo de recuperação física e emocional de cada folião presente”, ressalta.

Para a coordenadora administrativa do Lucy Montoro, Tatiane Clementino, a participação em eventos carnavalescos inclusivos contribui de forma significativa para o fortalecimento do sentimento de pertencimento social. “O planejamento focado na acessibilidade permite que o carnaval se transforme em um ambiente democrático onde as barreiras físicas e atitudinais são rompidas, permitindo que todos vivenciem a cultura popular em igualdade de condições. Essa integração é fundamental para que a sociedade enxergue o lazer como um direito universal e acessível a todas as pessoas”, afirma.

Sobre o Lucy Montoro 

O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro atua como um centro de excelência em medicina física e reabilitação voltado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde que apresentam deficiências físicas de alta complexidade, como lesões medulares, amputações e sequelas de traumas encefálicos. Por meio de uma abordagem multidisciplinar que integra terapias especializadas e o fornecimento de tecnologias assistivas, a instituição tem como objetivo central promover a máxima autonomia, funcionalidade e reintegração social e profissional dos indivíduos atendidos.

Atualmente, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar de 81 profissionais, entre médicos fisiatras, cardiologistas, urologistas (adultos e infantil), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e equipe administrativa.

Em 2025 o Lucy Montoro realizou cerca de 60 mil atendimentos abrangendo aproximadamente 5 mil pessoas. Ao longo do ano, a unidade dispensou 1.300 equipamentos entre órteses, próteses, cadeira de rodas, cadeira de banho, andadores e muletas. 

Serviço:

Carnaval Lucy Montoro – 5ª Edição

Local : R. Joaquim de Souza Barbeiro, 241 - Chácara Mun., São José do Rio Preto - SP 

Horário : 8h

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2