Folha2

Jubileu de Esmeralda: Famerp/HB e Jornada Paulista de Dermatologia da SBD-SP consagram Rio Preto como referência nacional em dermatologia

 


Com cinco décadas e meia de inovação, ensino e atendimento de excelência, a Dermatologia da Famerp/Hospital de Base transformou São José do Rio Preto em um dos principais polos dermatológicos do Brasil. Consagrada em técnicas nos diagnósticos clínicos e terapêuticos e na cirurgia dermatológica e por seu pioneirismo em diversas áreas da cosmiatria, a especialidade celebrou o Jubileu de Esmeraldas (55 anos de história) durante a 159ª Jornada Paulista de Dermatologia, reafirmando sua contribuição decisiva para a medicina brasileira.

A 159ª edição da Jornada Paulista de Dermatologia aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, no Centro de Convenções da Famerp, e reuniu especialistas, residentes, ex-residentes e nomes históricos da área em dois dias de programação científica e homenagens.

Segundo o Prof. Dr. João Roberto Antonio, professor emérito e chefe da disciplina de Dermatologia da Famerp e do Serviço de Dermatologia do Hospital de Base, ao longo desse período Rio Preto conquistou um lugar de destaque na história da dermatologia nacional. “Realizamos eventos anuais, como o Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica em 2006 e a Reunião Anual dos Dermatologistas (RADESP) em 2009, sempre na vanguarda de novos procedimentos, pesquisas e publicações científicas que marcaram época e evidenciam a capacidade de inovação do nosso serviço desde os primeiros anos. Temos um corpo docente de alto nível científico que sustenta essa excelência, além de residentes admitidos após um processo seletivo com notas de corte entre as mais altas do país", afirma. 

Com essa tradição consolidada em ensino, pesquisa e assistência, a residência médica em Dermatologia da Famerp tornou-se uma das mais disputadas do Brasil. Por décadas, é o curso de acesso direto com maior concorrência da instituição. Em 2024, foram mais de 80 candidatos por vaga, atraindo médicos recém-formados de diversas regiões do país.

“Este Jubileu de Esmeralda celebra 55 anos de história e também a força da dermatologia no ensino, na pesquisa e na extensão, pilares fundamentais da Famerp”, destaca o Prof. Dr. Helencar Ignácio, diretor-geral da Famerp. “A excelência do ensino em Rio Preto forma especialistas que levam esse conhecimento para diferentes estados, ampliando o impacto da dermatologia da Famerp para além das fronteiras paulistas”, reforça.

Para o Prof. Dr. João Roberto Antonio, essa demanda nacional reflete o compromisso com a formação médica e a responsabilidade social. “É um sonho que começou em 1970. Ao longo dessas décadas, a Famerp e o HB passaram a oferecer um serviço completo em dermatologia, com atendimento clínico de doenças de pele, tratamentos cirúrgicos para retirada de lesões cutâneas e atuação na cosmiatria, que devolve autoestima e bem-estar aos pacientes.”

Formação com impacto real: SUS como parte essencial da jornada

O diferencial da formação em Dermatologia da Famerp está no equilíbrio entre inovação científica e compromisso social. Grande parte da prática dos residentes é voltada ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), integrando aprendizado técnico com uma sensibilidade humanizada.

Somente em 2023, o Complexo Funfarme/Famerp realizou mais de 91 mil atendimentos em 55 especialidades, com predominância de usuários do SUS. No caso da dermatologia, são cerca de 25 mil atendimentos anuais no ambulatório especializado, abrangendo 104 municípios da região.

“O Dr. João Roberto estruturou esse serviço, formou especialistas e trouxe benefícios não apenas para Rio Preto, mas para todo o interior paulista. Nosso complexo é o maior prestador de serviços SUS do país, e a dermatologia está inserida nesse compromisso com a saúde pública, atingindo sempre o nível de excelência”, afirma o Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da Funfarme.

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2