Folha2

Conferência Interestadual dos Bancários de SP e MS começa com curso sobre regulação dos serviços de saúde

Evento reúne 180 dirigentes sindicais em Marília para dois dias de formação e debates sobre o setor bancário


A Conferência Interestadual dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul teve início nesta quarta-feira (2), em Marília, com a participação de 180 dirigentes sindicais de 22 entidades filiadas à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb SP/MS).

Na abertura, o presidente da Feeb SP/MS, David Zaia, destacou a importância do encontro diante do atual cenário político e econômico. “Vivemos tempos desafiadores e são, nestes momentos, que a força coletiva se torna ainda mais necessária”, afirmou.

A programação começou com o curso de formação sindical “Regulação da Saúde Suplementar”, conduzido pela especialista Luciana Moreira. A atividade abordou o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os modelos de plano (privado e autogestão) e os desafios enfrentados pelos trabalhadores da categoria no acesso à saúde.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Marília e Região, Edilson Julian, que também é 2º tesoureiro da Feeb SP/MS, a realização da conferência no município marca um momento significativo para a categoria.

“É a primeira vez que Marília sedia um evento deste porte, reunindo dirigentes de todo o Estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. E começar com um curso sobre saúde suplementar foi fundamental, pois trata de um tema central na vida dos trabalhadores bancários e reforça o papel estratégico dos sindicatos na defesa desses direitos”, afirmou.

Debates por banco e definição de delegações

Após o curso, os participantes se dividiram em mesas temáticas para debater pautas específicas dos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e privados (Bradesco, Itaú/Unibanco, Santander e Mercantil do Brasil).

Segundo o secretário da Feeb SP/MS, Reginaldo Lourenço Breda, as reuniões também têm como objetivo organizar as delegações que representarão a federação nos próximos encontros nacionais da categoria.

“As reuniões por banco definirão as nossas delegações rumo à Conferência Nacional dos Bancários, ao Conecef e ao Congresso Nacional do Banco do Brasil”, explicou o dirigente, que também preside o Sindicato dos Bancários de Rio Claro.

Em avaliação sobre o primeiro dia da Conferência, David Zaia ressaltou os impactos da transformação digital no setor financeiro. “Com a digitalização dos serviços, 95% das operações bancárias são feitas por canais digitais. Isso tem provocado a substituição de trabalhadores por algoritmos, o que exige do movimento sindical um esforço de regulação e defesa da centralidade do ser humano no trabalho”, disse.

A Conferência Interestadual segue até esta quinta-feira (3), com novas plenárias e deliberações.

Sobre Marília - Cidade sede da Conferência Interestadual de 2025

Conhecida como a “Cidade Símbolo de Amor e Liberdade”, Marília está localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo e possui cerca de 240 mil habitantes. O município é um dos polos econômicos e educacionais da região, com forte presença nos setores industrial, comercial e de serviços.

A cidade também tem tradição no setor alimentício — especialmente na produção de alimentos processados — e abriga universidades públicas e privadas, sendo um importante centro de formação profissional.

Fundada em 1929, Marília é considerada uma referência regional em qualidade de vida, infraestrutura urbana e organização social. 

.

Hilário Ruiz, vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto, fala durante a Conferência

Davi Zaia, presidente da Federação dos Bancários que concentra o maior número de trabalhadores bancários do país

Representantes de todos os sindicatos dos bancários do Estado se concentram em Marília



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2