![]() |
Diretoria do Sindicato dos Bancários realiza protesto contra fechamento da agência no Itaú |
O banco Itaú anunciou o fechamento da agência Cardeal Lemos, a de número 792, em São José do Rio Preto. A partir da próxima quarta-feira essa agência, uma das mais antigas da cidade. localizada na rua Bernardino de Campos, próxima da esquina com a rua Delegado Pinto de Toledo, deixará de funcionar. Clientes e funcionários serão remanejados para outras agências da instituição na cidade.
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Rio Preto se postou na porta do banco na manhã desta quinta-feira, portando faixas e cartazes para protestar contra o fechamento da agência. “Mesmo lucrando mais de R$ 30 bilhões no ano passado, o Itaú continuando fechando agências e demitindo funcionários”, afirmou o presidente do Sindicato, Júlio César Grochovski. “Fechar agência é abandonar clientes e funcionários”.
Nos últimos três anos o Itaú fechou cinco agências em Rio Preto. Foram fechadas as agências das avenidas Alberto Andaló, Mirassolândia e Danilo Galeazzi. A última fechada, no dia 22 de janeiro, foi a que funcionava dentro do Shopping Iguatemi. Além das agências também foram fechados dois postos de atendimentos bancários do Itaú.
Na agência que será fechada no próximo dia 5 de fevereiro trabalham 12 funcionários. O Sindicato tem tentado intervir junto a direção do banco para que nenhum funcionário seja demitido e possa ser reaproveitado em outras agências da cidade.
Tem casos de funcionários que, para não perder o emprego, está aceitando transferência para agências em cidades localizadas a cerca de 90 quilômetros longe de Rio Preto e sem qualquer tipo de contrapartida ou ajuda de custo para deslocamentos. “É um absurdo o que estão fazendo com os funcionários”, afirma o presidente do sindicato.
A decisão de fechar agências físicas em todo o país faz parte da estratégia de restruturação para o banco se adaptar as novas demandas de mercado. O Itaú, por meio de nota, informa que todas as agências pagam suas próprias despesas, e a partir disso é feita a avaliação.
O fechamento de agências pode ter impactos na comunidade, principalmente nas periferias e em pessoas mais idosas, menos escolarizadas ou em condições socioeconômicas mais vulneráveis. Entre os impactos imediatos com o fechamento das agências está a exclusão de pessoas dos serviços bancários, criando dificuldades para os clientes, aumentando o tempo de deslocamento para clientes e funcionários.
Em 2023, 157 agências do Itaú foram encerradas e até junho de 2024 outras 127 agências do Itaú também foram fechadas no Brasil.
.
![]() |
Presidente do Sindicato dos Bancários, Júlio César, fala ao microfone para protestar contra o fechamento de agências no banco Itaú |
![]() |
Para simbolizar a "morte" das agências, Sindicato levou algumas performances para a porta do banco |
![]() |
Protesto não foi para fechar agências, mas para mostrar o trabalho do sindicato |
![]() |
Cartaz e panfletos distribuídos pelo sindicato na porta da agência |