Folha2

Hospital em Rio Preto para tratar do coração das crianças de todo o Brasil

Dr. Ulisses Cotri no CardioPedBrasil do HCM mostra o livro que é considerado como "a bíblia da cardiopatia pediátrica" para o mundo inteiro 

 

Nelson Gonçalves, especial para a Folha2

À primeira vista parece um sonho impossível, mas que já é realidade e, dentro em breve, se tornará ainda maior. Dentro do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) do Hospital de Base (HB) da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina) funciona o CardioPedBrasil, o Centro do Coração da Criança, que é referência nacional e internacional com foco no atendimento de crianças portadoras de cardiopatias congênitas.

Tudo começou em 2001 quando os médicos cardiologistas Domingo Marcolino Braile e Airton Camacho Moscardini foram buscar em São Paulo o cirurgião cardiovascular pediátrico Ulisses Alexandre Croti, paranaense de Londrina. Ele era, naquela época, um dos poucos cardiologistas no Brasil especializado em operar o coração de crianças. O objetivo na época era formar um centro de cirurgia cardiovascular pediátrica e formação de um serviço baseado em assistência, ensino e pesquisa.

Até 2013 o serviço funcionou com três leitos dentro do Hospital de Base com o intuito de atender crianças com doenças no coração e necessitavam de tratamento. Em novembro daquele ano, com a construção e inauguração do Hospital da Criança e Maternidade, que também pertence à Funfarme, o serviço foi transferido e ampliado para esse local. Ganhou novos leitos e a fama dos bons serviços se espalhou por todo o Brasil e pelo mundo.

Sempre trabalhando em conjunto com a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), o centro, no decorrer dos anos, passou a contar com uma equipe com mais de 200 profissionais dedicados à excelência humanizada, baseada no ensino, pesquisa e assistência com qualidade. Já operou mais de 7.000 crianças que necessitavam de tratamento do coração. A enfermeira Bruna Cury, formada nos Estados Unidos e com larga experiência fora do Brasil, é uma das profissionais de excelência que faz parte da equipe. "Os equipamentos utilizados aqui são de última geração", informa.

Centro de formação profissional 

O CardioPedBrasil também se tornou um formador de novos profissionais, com programas de residência em cardiologia pediátrica, terapia intensiva cardiopediátrica e cirurgia vascular pediátrica. Possui, também, cursos de especialização de lato sensu de enfermagem em cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, cursos de formação em circulação extracorpórea e de aprimoramento em perfusão pediátrica.

Todas as atividades assistências e educacionais são orientadas e compartilhadas com profissionais americanos de hospitais renomados como o Mayo Clinic de Rochester-MN, Children’s Hospital and Clinics de Minnessota-MN e Seatlle de de Seatlle-WA, facilitadas pela parceria com a ONG Children’s HeartLink Foundation, considerada como a maior e principal instituição voltada para o cuidado da saúde cardiovascular das crianças no mundo inteiro.

Segundo dados da Children’s HeartLink Foundation, uma em cada 100 crianças nasce com doença cardíaca. E apenas uma em cada 10 tem acesso a cuidados médicos. A fundação norte-americana está trabalhando para mudar essa realidade.

Todos os pacientes operados no CardioPedBrasil são monitorados, sem serem identificados, por um período de um ano quando são incluídos em bancos de dados internacionais. O Dr. Uilsses, junto com outros quatro profissionais, escreveu o livro “Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica”, com mais de 1.500 páginas, o livro é acolhido no setor da medicina cardiovascular pediátrica como “a bíblia médica da cardiopediatria”.  

Dr. Ulisses antes de se aposentar quer ajudar a construir o primeiro hospital do coração dedicado exclusivamente para a cirurgia cardíaca para crianças no Brasil. O projeto e a maquete, um prédio de 10 andares, já estão prontos. “Estamos atrás de recursos para a concretização desse sonho”, afirma o médico, com brilho nos olhos. Ele de sua autoria a criação do logotipo do futuro hospital. O desenho estilizado de duas crianças entrelaçadas ao mapa do Brasil, com cinco corações, representando as cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) ligadas entre si.

 O CardioPedBrasil possui um site, onde os médicos e outros profissionais dão dicas e ensinam como os pais podem descobrir e ajudar a tratar as doenças do coração em seus filhos. O site é repleto de vídeos com testemunhos de pacientes e de seus familiares, mostrando a melhora e a transformação de suas vidas. Para acessar o site, basta clicar aqui

.

Dr. Ulisses Cotri mostra o livro escrito por ele e outros quatro profissionais

Logotipo do Centro do Coração da Criança, idealizado pelo Dr. Ulisses Croti

Capa do livro, lançado pela Editora Roca

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2