Folha2

Deputado federal Eduardo Bolsonaro e outros parlamentares visitam Hospital de Base de Rio Preto

 


A diretoria da Funfarme (Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) recebeu, nesta segunda-feira, 21, a visita do deputado federal Eduardo Bolsonaro e outros parlamentares. A comitiva veio a Rio Preto para conhecerem uma das mais avançadas tecnologias do mundo no tratamento de doenças oncológicas, o acelerador linear True Beam, cuja verba de R$ 10,6 milhões para sua aquisição foi intermediada por Eduardo Bolsonaro junto ao Ministério da Saúde, em 2021, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. O equipamento está instalado, com previsão para entrar em funcionamento em novembro.

Eduardo Bolsonaro esteve acompanhado do deputado federal Luiz Carlos Motta e do deputado estadual Gil Diniz, sendo recebido pelo diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, a diretora do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, e demais lideranças do complexo hospitalar.

Ao conhecer o acelerador linear, Eduardo Bolsonaro afirmou: “É uma satisfação imensa ver que os recursos que trabalhamos para ser destinados são sempre bem investidos, como para a aquisição desse equipamento super moderno, que vai beneficiar milhares de pessoas a cada ano.”

Em nome da Funfarme, Dr. Jorge Fares agradeceu o deputado pela verba e ressaltou que recursos como este, destinados por Bolsonaro e demais parlamentares, são fundamentais para o funcionamento do Hospital de Base de Rio Preto, Hospital da Criança e Maternidade e demais unidades que formam o maior complexo hospitalar do interior paulista. 

“Dos milhares de pacientes que atendemos, 85% são do SUS, contudo a Funfarme não é uma instituição pública e, portanto, seus custos não são bancados pelo Estado, ao contrário de outros grandes hospitais. Verbas parlamentares são imprescindíveis para nos ajudar a equilibrar nosso orçamento e continuarmos a oferecer serviços e atendimento de qualidade à nossa população”, disse Dr. Jorge aos três parlamentares.

O acelerador linear TrueBeam é utilizado no tratamento por radioterapia de vários tipos de cânceres, como de pulmão, mama, próstata, cabeça e pescoço, entre outros. Ao entrar em operação, vai permitir ao Hospital de Base de Rio preto duplicar o atendimento aos pacientes da região noroeste paulista que necessitam deste procedimento para combater o câncer. A previsão da diretoria é que a instituição passe de 11 mil para 22 mil sessões a capacidade anual.

O equipamento será utilizado inclusive nos casos de câncer de medula e tumores em crianças atendidas pelo Hospital da Criança e Maternidade (HCM), outra unidade do complexo hospitalar Funfarme. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o acelerador linear utiliza raio-X aplicados sobre o tumor com o objetivo de destruir células cancerígenas, preservando o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

O TrueBeam é um sistema avançado de tratamento de câncer que utiliza raios X de alta energia ou elétrons, oferecendo ampla gama de tratamentos poderosos e eficientes para o câncer. As modalidades de tratamento do TrueBeam incluem radioterapia, radiocirurgia estereotáxica (SRS), radioterapia estereotáxica corporal (SBRT) e radioterapia com RapidArc®, um tipo de arcoterapia volumetricamente modulada (VMAT).

O TrueBeam integra e automatiza de forma única tecnologias avançadas de imagem e tratamento dentro de uma arquitetura unificada. Ele pode monitorar e compensar o movimento do paciente e do tumor. Em muitos casos, com suas altas taxas de entrega de doses e com o sistema RapidArc integrado, o TrueBeam pode realizar tratamentos mais rapidamente, fazendo com que o paciente passe muito menos tempo em tratamento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2