Folha2

Bandidos arriscam a vida para furtar transformadores de energia

 

Transformador derrubado no chão em propriedade rural no bairro da Airuoca, em Mendonça

Cinco transformadores de pequeno porte foram furtados em propriedades rurais no bairro da Airuoca, no município de Mendonça, neste final de semana. Os furtos podem ter acontecido durante o meio da semana, mas somente foram descobertos no sábado porque em nenhuma delas residem pessoas.

Os prejuízos e os transtornos causados pelos furtos são enormes. Estima-se entre R$ 4 a R$ 6 mil cada transformador furtado, fora a fiação de cobre e os problemas causados com a falta de energia, fazendo perder e estragar produtos que deveriam se manter refrigerados nas propriedades.

Os transformadores pertencem a CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto). E não é a primeira vez que ocorre esse tipo de furto na empresa. Há questão de três meses quatro transformadores de alta potência foram furtados de uma central de energia da cooperativa, localizada na zona rural de Ipiguá.

A Polícia Civil já tem imagens dos ladrões, que utilizaram de caminhão munk para fazer a retirada e o transporte dos transformadores. As imagens foram captadas pelas câmeras das proximidades de onde os transformadores foram furtados. A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) já está investigando os casos e não descarta a possibilidade do envolvimento de ex-funcionários de empresas de energia. Quem furtou os equipamentos sabia o que estava fazendo e conhece os perigos do sistema energizado. Tem transformador que opera com mais de 4.000 Volts de tensão. Se encostar num equipamento ligado é morte na certa.

.

Em uma das propriedades os ladrões desmontaram o equipamento no próprio local

Os transformadores são ligados em alta voltagem de tensão que podem levar as pessoas à morte

Para retirada do equipamento, que pesa quase 1 tonelada, é necessário de um guindaste

Postes da subestação de energia amanheceram sem os transfornadores 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2