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Governo Paulista também abordou projeto de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar Cedral, SJRP e Mirassol |
A SLT
(Secretaria Estadual de Logística e Transportes) detalhou nesta segunda-feira
(12), em reunião ocorrida no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, o
PEF/SP (Plano Estratégico Ferroviário do Estado), que foca na retomada do modal
em SP através de autorização especial, concessão ou PPP (Parcerias
Público-Privadas) para shortlines –linhas de trajeto curto. O plano foi
apresentado a empresários, secretários municipais e especialistas em mobilidade
pelo coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias SP, Luiz Alberto
Fioravante.
“Discutimos a
retomada das ferrovias no Estado e estamos trabalhando para viabilizar este que
é um dos maiores projetos do Governo Paulista”, destacou Fioravante, que já fez
reuniões como essa em diversas regiões do Estado, como Santos, Jundiaí, Bauru e
Sorocaba.
O coordenador do
GT também abordou outra proposta da SLT discutida em São José do Rio Preto: a
implantação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região para ligar Cedral,
Rio Preto e Mirassol. “Vamos aproveitar um desvio ferroviário ali existente
para tentar viabilizar o VLT. É um dos projetos para a região. O outro é
desenvolver as shortlines com os vários produtores de borracha, látex e óleos
vegetais que usam as rodovias locais. Podemos ainda reativar ramais
ferroviários na região”, informou.
Fioravante ainda
colheu sugestões dos prefeitos presentes ao encontro, que podem ser
incorporadas ao Plano Estratégico Ferroviário. Tratou também do PL (Projeto de
Lei) 148/2022, em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São
Paulo), que visa a retomada do modal ferroviário no Estado através das
shortlines.
Autorização
especial
Enviado à Alesp
pela Secretaria da Casa Civil e elaborado pela SLT, o PL do Governo de SP
planeja a criação do Departamento Ferroviário do Estado, que vai atuar na
autorização especial dessas linhas para a iniciativa privada atuar com custos
mais vantajosos do que na atualidade.
Desde o ano
passado, a SLT trabalha na elaboração do projeto. Em janeiro deste ano, criou o
GT Ferrovias de SP, que, por sua vez prepara o PEF/SP.
“O PL 148/22 é
essencial para o Estado de São Paulo exercer, no setor ferroviário, a mesma
relevância que detém na economia nacional. Trata-se de um modal de suma
importância para o PIB brasileiro, além de ser um meio de transporte mais
sustentável, que vai gerar mais desenvolvimento e empregos ao Estado”, afirma o
secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.