Folha2

Eleitor tem até o dia 4 de maio para fazer inscrição ou alterar título

 

Brasileiro tem até o dia 4 de maio para inscrição ou alteração no título de eleitor

Ainda dá tempo de tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas eleições deste ano. A data-limite para alistamento e regularização é o dia 4 de maio.

Conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), o prazo é encerrado 150 dias antes do pleito. Nesse período, nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor, sendo permitida somente a emissão da segunda via do documento.

Simples e rápido

Antes de qualquer alteração, é importante que as pessoas que já possuem título verifiquem se há débitos ou multas antes de prosseguir.

A regularização do documento pode ser feita pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do sistema Título Net. O prazo também vale para os que desejam solicitar a emissão da primeira via, transferência de local, alteração de dados pessoais ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Seja qual for a solicitação, ela será concluída após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados, e o eleitor poderá acessar o aplicativo e clicar em Acompanhar Requerimento para ver o andamento do processo.

Aplicativo e-Título

Outra forma prática de consultar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

De 16 a 18 anos

Todas as pessoas com mais de 16 anos estão aptas a votar. Mas quem não tirar o título até maio deste ano, só poderá pedir a emissão depois das eleições de 2022.

Quem tiver o título, mas não completar 18 anos até o dia da eleição, não é obrigado a votar. Porém isso não deixa de ser um direito.

Documentos

Para quem desejar fazer tudo pela internet é preciso estar com documento oficial de identificação digitalizado (carteira de identidade, carteira profissional ou passaporte), comprovante de residência atualizado e para os homens certificado de serviço militar para aqueles com idade entre 18 e 45 anos.

Também é necessária uma foto segurando um documento oficial de identificação ao lado do rosto.

Se desejar, o eleitor não precisa nem sair de casa para alterar seu título ou se inscrever para votar pela primeira vez. Pode fazer tudo pela internet


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

vários

Folha2
Folha2