Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência - Brasília
A
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de
Igrejas Cristãs (Conic) lançaram quarta-feira (17) a Campanha da Fraternidade
Ecumênica de 2021 com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o
lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.
De acordo com o
secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a campanha será voltada ao
diálogo para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo
atual, em especial no contexto da política e da pandemia de covid-19. “O vírus,
já tão letal em si mesmo, encontrou aliados na indiferença, no negacionismo, no
obscurantismo, no desprezo pela vida. Sejamos portanto aliados na
responsabilidade, na lucidez e na fraternidade”, disse durante o lançamento
virtual da campanha.
O bispo explicou que o tema
do diálogo é uma continuidade da campanha de 2020, sobre cuidado mútuo entre as
pessoas, e não se trata de “querer que todos pensem do mesmo modo”, mas de
perceber que a diferença é convite ao diálogo. “Perplexas pela pandemia, as
igrejas que compõem o Conic e algumas igrejas observadoras uniram-se e
identificaram nesse tema a mensagem que o nosso tempo necessita. É triste ver
que nosso tempo vem apresentando a marca da radicalização, da polarização e
desrespeito às pessoas, em especial às mais simples e vulnerabilizadas”, disse.
A
campanha é realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de
40 dias que antecede a Páscoa. Esta é quinta edição ecumênica da campanha, que
congrega diversas denominações cristãs com o objetivo de valorizar as riquezas
em comum entre as igrejas.
Desde 2000, a campanha
abordou os seguintes temas: 2000 – “ Dignidade humana e paz” e lema “Novo
milênio sem exclusões”; 2005 – “Solidariedade e paz” e lema “Felizes os que
promovem a paz”; 2010 – “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus
e ao dinheiro”; 2016 – “Casa Comum, nossa responsabilidade” (tratou do meio
ambiente e saneamento básico) e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e
correr a justiça qual riacho que não seca”.
De acordo com a CNBB, a
Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a coleta de recursos para
apoio a projetos sociais relacionados à temática da campanha. Em 2019, o Fundo
Nacional de Solidariedade distribuiu mais de R$ 3,8 milhões, atendendo a mais
de 230 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação.